quarta-feira, 21 de julho de 2010

O genial Nelson e o impagável Rui, o discípulo!

O Rui Guimarães apareceu hoje. Conversamos no ar e fora do ar. Encontrar o Rui é sempre uma festa, um show, de histórias, de risadas e de uma pitada de felicidade. A felicidade é assim. Ela vem em momentos, em flashes e precisamos estar atentos, predispostos a receber estes instantes de bom humor e uma sensação muito boa de que tudo de bom pode acontecer e nos tornar alegres e imbatíveis. O Rui nos provoca isso. É um "boa-prosa" - como ele mesmo diz. É absoluto, sem igual. Adoro encontrar o velho mineiro, sempre mais jovem que eu com quase 50. Ele com seus mais de 60, e daí?!
Aprontei uma pra ele hoje. Guardei no meu laptop um vídeo com uma matéria - de 1978, do Fantástico, com o genial Nelson Rodrigues. A matéria é sobre a Dama do Lotação, de sua autoria. Só isso já me chamou a atenção. Sou babão-confesso da Sônia Braga. Pra mim ela não envelhece, é sempre Gabriela e Julia ou Mulher-Aranha. Quando fez a Tônia, em Páginas da Vida, quase tive um treco (claro que isso é chilique de fã, não foi tanto assim...) e vi uma Sônia repaginada, meio repuxada, é verdade, um pouco "embotocada" (de Botox...). Fiquei meio decepcionado, mas logo consegui encontrar a antiga beleza nos seus traços "indescondíveis" (me perdoem a invenção!).
Mas dizia sobre Nelson e ele vem na parte final deste vídeo, entrevistado sobre os temas de sua preferência. Guardei a pérola e botei o áudio do Nelson no ar pro Rui ouvir. O velho mineiro tremeu nas bases ao ouvir seu mestre. Matei o "véio"!
Um papo com o Rui sempre tem repercussão. Foi o que aconteceu no meu e-mail. O Antonio Pires ouviu o bate-papo e se interessou pelo assunto, principalmente no site de onde tirei o tal vídeo do Nelson. O Antonio me escreve, pedindo o link. Aqui vai, meu irmão. Te delicia! Pra quem curte as lembranças, o site BALAIO DO CARL OLE é um achado. Vai que é tua Pires!...
EM TEMPO: eis o link direto para o vídeo do Nelson. Mas já adianto um provável problema que tive. Ao clicar o vídeo - lá no site do Balaio, ele não funciona. Mas, logo abaixo, há uma opção para baixar o vídeo original, direto da Globo.com. Baixe e relaxe!

terça-feira, 20 de julho de 2010

Os LP's em São José

Na sexta que passou fiz uma entrevista interessante. Foi sobre os LP's, os discos de vinil. O pessoal da Casa de Cultura de São José acertou em cheio para um final de semana chuvoso. O primeiro encontro de colecionadores de vinil, que aconteceu na sexta e no sábado. Veio gente até de Blumenau. Muitos aproveitaram a hora do almoço - na sexta, e apareceram lá com a sua pilha de "bolachões".
Teve de tudo e tudo se podia fazer, desde bisbilhotar apenas, trocar idéias e informações e até trocar ou vender os "pretinhos". Mix geral de "lançamentos". Tinha Catulo, Beethoven, Choppin, Clayderman, Sabath, Led, Floyd, Fitzgerald, Hebe, KC, Cerrone, e os mais novos como Metallica em formato promocional de morcego.
Fiquei entusiasmado com a tirada do Celso Junior, historiador e diretor da Casa lá de São José. Parabéns pra ele e sua equipe. Infelizmente, não consegui ir ao encontro. Mas no programa da Guarujá banquei o assanhado e levei alguns compactos antigos da minha coleção. Fiquei com uma tremenda vergonha agora pouco, na edição que fiz da entrevista para postar aqui. Só eu falei praticamente. Entrecortei o Celso o tempo todo. Parecia o Jô e não deixei ele falar quase nada. Que vergonha! Mas o assunto é pra mim apaixonante. Falaria vários dias sem parar. Me desculpem todos.
Mesmo assim, com uma tremenda cara-de-pau, pra quem conseguir me aturar quase solo, aqui estão os melhores momentos do papo com o Celso, para o qual peço perdão em especial. Para melhor desempenho técnico, dividi a gravação em duas partes de 8 minutos, aproximadamente.
O PAPO COM O CELSO SOBRE OS VINIS - PARTE1

O PAPO COM O CELSO SOBRE OS VINIS - PARTE2

Prometo, na medida do possível, postar também umas fotos de alguns selos com as canjas sonoras pro pessoal matar a saudade dos bons tempos. Na abertura deste post, como tira-gosto, as "carinhas" de alguns dos compactos que levei ao programa.


quinta-feira, 8 de julho de 2010

"Papagaios" e pouca explicação

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou ontem dois "mega-papaguaios" internacionais para Santa Catarina. O primeiro autoriza que Pavan contrate um empréstimo 30 milhões de dólares, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento. O segundo garante outro aporte de mais 32 milhões de dólares de uma corporação Andina de Fomento.
O que chama a atenção é a fraca informação sobre o que vão fazer com todo este dinheiro. Estes mais de 60 milhões de dólares serão gastos, segundo informam as autoridades, no financiamento parcial do “Programa de Gestão Fiscal do Estado de Santa Catarina, visando incrementar a receita própria do Estado; aumentar a eficiência, a eficácia e melhorar o controle do gasto público; prover melhores serviços ao cidadão”, além de viabilizar “parcialmente o “Programa de Integração Regional de Santa Catarina”.
Entre nós: não é genérica demais esta explicação? Tanto dinheiro tomado em bancos pra que, exatamente? Vão comprar o que? Vão equipar o quê? Vão aumentar os salários de alguém? Vão contratar mais gente, para fazer o quê? Depois ficam com aquelas caras de paisagem quando as CPI’s e as investigações da Polícia Federal descobrem as coisas mal feitas. Se não tem nada de ilícito – e quero acreditar que não, nenhuma razão para tão imprecisa informação.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Deu poesia

Então ta, né?!. Deu poesia! Salve, salve Leila Diniz, recitando isso tão bonito e tão trágico e que, felizmente, agora, é só um jogo de futebol de final de Copa do Mundo. As artes da bola e das letras se juntam pra brincar e não mais brigar, em fim.

Brigam Espanha e Holanda
Pelos direitos do mar
O mar é das gaivotas
Que nele sabem voar
O mar é das gaivotas
E de quem sabe navegar.

Brigam Espanha e Holanda
Pelos direitos do mar
Brigam Espanha e Holanda
Porque não sabem que o mar
É de quem o sabe amar.

Do livro: "Leila Diniz", Editora Brasiliense, 1983, SP


No LP "Sentinela", do Milton Nascimento, de 1980, a faixa "Um Cafuné na Cabeça, Malandro, Eu Quero Até de Macaco", o Milton faz uma linda homenagem à Leila Diniz, musicando sua poesia e mixando a voz da autora declamando seus versos. É uma passagem histórica da Leila e do Milton também. Um dos melhores discos dele. Tenho este LP intacto, mas ando sem agulha no toca-discos. Por isso não pude digitalizar o trecho da Leila e ilustrar o post. Desesperadamente, procurei na Web esta música original, mas não achei. Encontrei este vídeo do Milton que é estupendo também. Não resisti. Aproveitem, mas não vou desistir, até domingo, de trazer a Leila aqui. Será que acho uma agulha Shure na Cidade? A quem interessar possa: há duas lojas no País, especializadas em agulhas da época. Em Belo Horizonte e São Paulo. Será que chega a tempo?!

O Mar é das gaivotas...

Torço pra ganhar a Espanha. Por uma razão bem simples, quase boba. Quero que dê poesia.
Brigam Espanha e Holanda...

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Foi o que sobrou

Refeito do golpe, a vida continua. Disse isso aos ouvintes. É apenas futebol, não passa de um campeonato. Vamos devagar com a depressão. Tem coisas bem mais interessantes pra se deprimir.
Vou guardar a vuvuzela, pela quarta vez. Até 2014, minha velha! Lá, talvez, encontremos na Copa daqui Robinho, Neymar e Ganso.
Próxima parada de emoções: enxurrada de sorrisos em outdoors, promessas, mentiras e boas calhordices em programas gratuitos, uma pitadinha rápida e rara de candidatos decentes, debates pela tv e rádio e..., em fim, o 3 de outubro! (Ei! Vai ter segundo turno?)
Terminou. Estamos fora. O Robinho não merecia isso. Os demais sim. Era só que faltava ser o Felipe Mello o culpado! "O mundo não acaba", o Julio Cezar tem razão, chorando.
Fui. Tá f...
Último ataque!
45+3
44:24. Não acredito!
Quem mandou eu me entusiasmar com o Dunga?
2 a 1 Holanda. Temos um expulso. F...u!
Não acredito! Nem vou dizer o que aconteceu.

Vuvuzelando - Segundo Tempo

- Voltei pro sofá e não acredito: O Brasil fez um gol contra! P.Q.P.!

Vuvuzelando - 1º Tempo

Vuvuzelando no sofá, mas de laptop em punho. Vamos lá:
- As imagens que a Fifa nos dá, na sala de concentração é um retrato fiel da tensão do jogo que vai começar. Um banho de emoções pra nós.
- O Hino Nacional Brasileiro é simplesmente o máximo. Com Seleção perfilada, então, é show de bola. Impossível conter uma lágrima pelo menos.
- A mensagem do capitão Lúcio contra qualquer tipo de discriminação racial e preconceito (acho que preconceito é por minha conta...) foi uma grande sacada de quem programou.
- Já disse aqui que ando apaixonado pelo Maradona, mas confesso que o Dunga começa a me pegar pelo lado torcedor. A gente perdoa tudo nessa hora. Dá-lhe Dunga!!!
- O Neto, ex-jogador - fazendo o papel de comentarista na Band - é hilário, agradável, quero dizer. Bem melhor que o "malacabado" do Casagrande, ao lado do chato do Galvão (o problema do Galvão é que ele é um ótimo narrador, mas insiste em ser comentarista e não entende nada de futebol!). Falava do Neto. Ele tem umas tiradas boas: "esse juiz japonês fala demais, é muita resenha, parce o Monteiro Lobato, cheio de histórias". "Eles tão tapando buraco toda hora e eu nunca vi terra verde, meu...". "
- O "migué" na África do Sul é oficial. Parece o Rio de Janeiro, escondendo os pobres e trombadinhas no Panamericano. Limpeza geral nas áreas de turismo! Ouvi agora pouco no rádio que em Joanesburgo são 50 assassinatos por dia e os roubos em hotéis são frequentes.
- O Maradona ontem provocou mais uma vez o Pelé. Eles são amigos a gente sabe, mas vale as réplicas e tréplicas. Não sei o que o Dieguito disse, mas o Pelé não deixou por menos: "ele me ama, mas ainda vai aprender a cabecear e chutar com a perna direita e ter um museu em Buenos Aires...". O Rei refere-se ao museu dele, que está em construção em Santos.
- Gol do Brasil! O Robinho é demais! Ele ri como um menino!
- Passei pra Globo. Mas o Galvão é chato demais. O Casagrande fala muita besteira e o Falcão - coitado, no Brasil, é pouco acionado. Só pode estar de castigo. Não sei porque! Deve ter tomado a água mineral do Galvão em algum estúdio do Projac. Vamos devagar, também... O Falcão não é fraco em exageros e arrogâncias, a gente sabe. A diferença é que ele bota o Galvão no bolso e isso incomoda muita gente, inclusive o próprio.
- Passei de volta pra Band. Não é tão melhor assim. Tenho uma saudade danada do velho Armando Nogueira.
- Vai começar o segundo tempo. Até.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Os dois anos do Blog

Putz, perdi a data, mas está aqui o registro. Este Blog fez dois anos de vida no dia 13 passado. Não tenho sido muito assíduo por aqui. Me penitencio por isso. Aqui faço um misto do Marcelo jornalista e do ser humano apenas. Mas jornalista não é ser humano? Já tive dúvidas... Acho que não as tenho mais. Me desculpem por qualquer coisa. A intenção é acertar, com especial cuidado em ser útil.

A barbárie nas duas Editorias

Olha pessoal, ando com o meu estômago revirado. Agora esses dois casos, nas Editorias de Política e Polícia. Consigo, quase forçadamente, dizer umas poucas palavras. Na verdade, mesmo, não tenho vontade de falar nada, mas sou jornalista e não ando a fim de ouvir nenhum provocador de meia pataca ou esses patrulheirinhos que andam por aí, confundindo jornalismo com qualquer blogueiro incendiário e aventureiro e anda se assanhando por esta Web tão enlouquecida, sedutora e perigosa.
O primeiro, de Política (o “P” maiúsculo é só uma menção à Editoria...),envolvendo o caso do Dr. Eduardo, trata-se – pra quem ainda tinha alguma dúvida disso - de como o ex-governador Luiz Henrique da Silveira pisaria no pescoço do Papa para alcançar um objetivo político (leia-se, aqui “não deixar que o Casal Amin volte ao poder”). Pois é. Ele rifou o seu correligionário histórico, jogou-o aos leões, para fazer valer sua tese “coligárquica”. Me perdoem este trocadilho horroroso, mas o achei eficiente. Só me causa estranheza e até curiosidade é a ingenuidade do Dr. Eduardo em ter se jogado deste trampolim com a piscina vazia. Quem deve estar suspirando fundo é o prefeito Berger. Me lembrei do velho Péricles e o seu cartum impagável na Revista Cruzeiro.
Ou será que sou eu o ingênuo-mor?
O segundo assunto, o de Polícia, é ainda mais cabeludo, constrangedor. Tenho filhas, imagino como me sentiria como pai. Mas também tenho filhos, imagino como me sentiria como pai. E sou filho, mas não consigo imaginar como me sentiria, potencializados todos os meus atos sendo o meu pai o dono do mundo. Ninguém está a salvo de nada. De nada! Me espanto com tanto julgamento, tanto preconceito, tanta hipocrisia! Vamos combinar, antes de mais nada, então, que este ato grotesco e selvagem supostamente praticado absolve todas as “Genis”. E como num passe de mágica todos viraram anjos diante da barbárie...! A barbárie, colegas, me parece ser tudo isso, incluindo tudo.
Tomara que a justiça seja feita. E que ela recoloque tudo no seu devido lugar, antes que tanta gente continue a dizer e fazer tanta bobagem. Falo das duas Editorias.

CONTATO COM O BLOGUEIRO