quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Bonito e patético!


Patético! É triste, mas não temos mais o velho jornalismo de guerra no País. E não me venham com desculpas. Com a internet e tantos outros recursos, poderíamos ser muito melhores, mais profissionais. Sei quais argumentos meus coleguinhas irão usar, mas estou falando de nós, não das empresas que nos empregam.Acompanhei, até onde pude, ontem à noite, pela Rádio Guarujá, a vigília dos senadores para pressionar a Câmara Federal e o Governo Lula na aprovação dos projetos que devolvem minimamente a dignidade aos aposentados e suas pensões assaltadas nos últimos anos. Entrevistei às 11 e 45 da noite o senador gaúcho Paulo Paim (PT) – autor dos projetos – e ele me contou que estavam em mais de 15 senadores naquele momento, tomando café, comendo bolacha e de prontidão. Perguntei a ele sobre a declaração do ministro da Administração, Paulo Bernardo, que promete veto presidencial, caso o projeto seja aprovado pelo Congresso. “O ministro pode dizer o que ele bem entender, mas o presidente Lula disse na TV Brasil que se o Parlamento aprovar a matéria ele sanciona”, garantiu Paim. O Jornal da Noite encerrou às 24 horas, como sempre. Deixei o prédio da rádio a baixo de uma chuva forte que caia sobre a cidade. Em casa, liguei na TV Senado e fui tomar café e comer bolacha, como eles. Me emocionei com aquilo, me fez lembrar dos bons tempos. Me passou na mente as vigílias que fazíamos pelo País, contra os Decreto-Lei da ditadura e a maior delas, pelas Diretas-já!, quando choramos, uníssonos, nas galerias e escadarias lotadas das Assembléias Legislativas das capitais. Lá pelas 4 horas da manhã, já “pescando”, como se diz, sobressaltei entre a caneca e o pacote de bolacha-maria e lá estavam, ainda, os nossos senadores, ao vivo, na TV Senado. Discursavam, falavam da importância do projeto. Pedro Simon e Mão Santa trocavam apartes, quando chegava o Welington Salgado, governista até o pescoço, mas resolveu juntar-se na madrugada. Não havia partido, nem base de apoio, nem oposição. Pelos seus lap top’s, os senadores liam os e-mail’s on-line que recebiam da população, de cidadãos e velhinhos que acompanhavam aquela sessão-vigília. Foi bonito de ver. Até agora, fico achando que foi um sonho. Mas, comecei este post dizendo que é patético o nosso jornalismo. E é! Agora pouco procurei pela Internet uma foto daquele momento e só o que achei foi a registrada pela assessoria do Senado, lá pelas 10 da noite. Além disso, nada mais. Jornal nenhum registrou. Nenhuma imagem, nenhuma matéria, nada! Pelo menos até agora, o que já é uma vergonha.Será que virei um dinossauro romântico? Fiquei doido? Ei, jornalismo! Tem alguém aí?! Será que depois do Jô os miolos das redações desligam? Saudade do Samuel Wainer.Se os nossos políticos merecem todas as críticas pelos descompromissos com o País, não estamos fazendo melhor. Patético mesmo!Bonita madrugada no Senado!

Nenhum comentário:

CONTATO COM O BLOGUEIRO