domingo, 25 de janeiro de 2009

25 anos: a lembrança das “Diretas Já!” aos nossos filhos


No dia 12 de janeiro de 1984, um comício em Curitiba/PR) dava início à onda de manifestações pelas eleições diretas para presidente da República e ao fim da ditadura militar.
O clamor nacional era resumido numa Emenda Constitucional, batizada de “Emenda Dante de Oliveira” ou “Emenda das Diretas”. Dante era um deputado do PMDB, militante do MR-8 e que mais tarde, viria a ser o ministro da Reforma Agrária do Governo de José Sarney, o herdeiro presidencial de Tancredo Neves, eleito em 1995. Dante ainda seria prefeito de Cuiabá (1992) e governador do Mato Grosso do Sul duas vezes (1994/98), morrendo prematuramente (2006) acometido de uma pneumonia, agravada pela sua diabetes.
Os comícios das “Diretas Já!” começaram a ser realizados nas principais capitais do País. Mas foi no dia 25 de janeiro de 1984, há exatos 25 anos, que o “Diretas, Já!” ganhou força nacional, com o comício realizado na capital paulista, na Praça da Sé (foto).
No mesmo dia a cidade de São Paulo completava 430 anos. Esta sobreposição de datas, do comício e do aniversário, inspirou a Rede Globo a tentar ignorar o movimento pelas eleições diretas. Uma multidão de mais de 300 mil pessoas na rua era atribuída pela reportagem da Globo à uma comemoração do aniversário da cidade, onde alguns manifestantes aproveitaram para pedir eleições para presidente. A estratégia não durou muito, já que a TV Bandeirantes passou a transmitir ao vivo os comícios pelo País, obtendo grande audiência em horário nobre.
Semanas antes da Emenda ir à votação no Congresso o Ibope apontava que 84% dos entrevistados apoiava as eleições diretas. Faltavam nove dias para a votação no Congresso e a cidade de São Paulo daria uma nova demonstração de força popular. Um comício das "Diretas Já!", no Vale do Anhangabaú, reuniu cerca de 1,7 milhão de pessoas. Ninguém havia visto aquilo na história do Brasil.
Mas tudo isso não conseguiu sensibilizar os 2/3 da Câmara dos Deputados. Embora a Emenda tenha obtido 298 votos favoráveis e apenas 25 votos contra, a ausência de 112 parlamentares do PDS, partido do Regime Militar, pesou. Faltaram apenas 22 votos para que a emenda fosse submetida ao crivo do Senado. Foi um choro, um lamento nacional. Minha geração jamais vai esquecer este dia. Foi como em 1950, perder a Copa no Maracanã. Mas, incrivelmente, a derrota não abalou a vontade popular. O movimento das “Diretas Já!” quebrou a coluna vertebral da ditadura e abriu o caminho para a redemocratização, representada naquele momento pela vitória de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral em 15 de janeiro de 1985 e a realização da Assembléia Nacional Constituinte no ano seguinte.
Não se pode contar a história recente do Brasil sem se falar demoradamente do movimento das “Diretas Já!”. É um marco a ser lembrado para sempre.
Já faz umas quatro horas que estou passeando pelo You Tube e pelo Google, observando com grande emoção as cenas daquela época. "Pesquei" algumas que divido com vocês aqui. Primeiro vai a foto, daqui a pouco publico as imagens.

Nenhum comentário:

CONTATO COM O BLOGUEIRO