segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Mudanças na ortografia

Entrevistei na tarde de hoje o professor Alcides Buss, poeta e escritor, ex-presidente da união brasileira de escritores de Santa Catarina. O assunto era a nova ortografia nos países de língua portuguesa. Interessante assunto, que vai exigir mais atenção de todos nós que vivemos de escrever.
O mestre fez algumas considerações e deu exemplos, como a extinção do trema. A palavra "lingüiça" não vai perder o gosto, nem a pimenta, mas vai ficar mais leve, sem os pontinhos sobre o “u”. O Word, nas atuais versões, vai ficar uma fera..., vai ficar “falando” sozinho.
Disse ao professor Buss que vamos ficar, inapelavelmente, mais velhos. Lembrei dos nossos avós, que diziam, “eu sou do tempo que se escrevia farmácia com “ph”, lembram disso? Pois é, agora, vamos dizer, “eu sou do tempo que se escrevia linguiça com trema (o Word acabou de sublinhar a minha linguiça de vermelho. O azar é dele!)
Aproveitei e perguntei como fica a palavra composta “pára-quedas”. O professor disse que perde o acento agudo e o hífen e fica tudo junto, “mas isso é um detalhe”, considerou Buss. Lembrei ao mestre que o importante mesmo é que ele abra..., o resto pode esperar.
Pra encerrar a entrevista não resisti a um desaforo com os mais descuidados com a nossa língua. “Na verdade, essas mudanças na ortografia, para muitos, infelizmente, não vão ser “poblema”, completei. Ou não?

Nenhum comentário:

CONTATO COM O BLOGUEIRO