quinta-feira, 23 de abril de 2009

A real motivação do bate boca no Supremo

Vamos devagar com as cobranças e pressões. Agora pouco ouvi o Alexandre Garcia comentar o caso dos ministros do Supremo. E ele ressaltou que o ministro Barbosa, agora, tem que apontar quem são os “capangas” que o ministro Gilmar Mendes teria na sua cidade. O questionamento erra no tema, se é que a conversa é pra valer, sem sofismas e hipocrisias. O ministro Gilmar é dono de terras, é um proprietário rural. Quem, neste País, que possui uma fazenda, com gado e plantação e não tem “capangas” ou capatazes, se quiserem. Quem? Ora, o ministro tem os seus, e o que há de errado nisso?
Vamos começar de novo esta conversa: o bate boca foi desproporcional para o tema, uma ação banal de inconstitucionalidade, como tantas outras. O que ficou como grande curiosidade, para todos nós, é a motivação real e tanta irritação e animosidade mostradas pro ambos. Aquilo, é óbvio, foi a ponta do iceberg. O assunto de deve ser bem mais cabeludo. Imagina-se até.

2 comentários:

LesPaul disse...

Vou te dar uma pista nascida em uma das viscissitudes humanas: a vaidade, o 'puder' e o ciúme profissional (de macho é praga encardida). Segue texto que indica mas não suficientemente explica os dissabores ministeriais, colhido no Noblat. abrços de LesPaul e do maisbarulho.blogspot.com - "Barbosa e Gilmar foram procuradores da República antes de ser nomeados ministros do STF por Lula e Fernando Henrique Cardoso. Jamais foram amigos - pelo contrário. Gilmar nunca engoliu o fato de não ter sido promovido a procurador de primeira categoria. Barbosa foi promovido.

A birra de Gilmar com o Ministério Público vem daí, segundo dois amigos dele. De temperamento mais explosivo, Barbosa tem birra com vários dos seus colegas de tribunal. Com alguns deles bateu-boca em público durante sessões do ano passado.

O que Barbosa disse contra Gilmar é sussurado por alguns ministros do STF e repetido em voz alta por juízes federais e procuradores da República. Gilmar não parece se importar com isso. Deve manter o mesmo comportamento que o alçou à condição de o mais polêmico ministro que já presidiu o STF..."

Marcelo Fernandes Corrêa disse...

É, LesPaul, tu ves onde fomos amarrar o nosso bode...onde ...

CONTATO COM O BLOGUEIRO