domingo, 31 de maio de 2009

Os exageros da Copa

Evidentemente, torcia para que Florianópolis fosse uma das sedes da Copa de 2014. Não sou doido, nem engrosso as fileiras dos rançosos que observam a política da Capital, com preconceito, xenofobia e estreiteza, para achar que ser sede não é uma boa.
Mas considero também um exagero generalizado essa história de que somos uns derrotados por não estarmos entre as sedes. Nenhuma iniciativa precisa ser postergada porque não seremos mais sede. Se estamos entre duas – Porto Alegre e Curitiba – nos restam muitas opções de turismo para oferecer aos milhares de turistas que estarão na região. Se conseguirmos trazer alguma seleção pra cá, como a argentina ou alemã, muda muito pouco – do ponto de vista do turismo – se somos ou não sede.
Outro sofisma em relação a nossa infra-estrutura é pensar que precisaríamos construir uma cidade nova se fôssemos sede. Bobagem! Todo ano dobramos a nossa população com a alta temporada, recebendo turistas, cada vez mais sofisticados. Sofremos um pouco, com dias de chuva nos shoppings e com históricas deficiências de equipamentos, mas até hoje nenhum prefeito ou governador precisou decretar emergência, nem nos transformamos no caos.
Mas os exagerados fazem parte da cena...

Nenhum comentário:

CONTATO COM O BLOGUEIRO