segunda-feira, 29 de junho de 2009

Os espanhóis do pedágio da indecência vem ai

A senadora Ideli Salvatti revelou um fato grave na última sexta-feira, com exclusividade, na Guarujá.
A audiência pública realizada pela Assembléia Legislativa para tratar com a comunidade de Palhoça sobre a localização da praça de pedágio na região e a discussão de toda a problemática criada com a cobrança do pedágio para os moradores do município, esta audiência não valeu nada!
Foi uma encenação, uma perda de tempo, que só tomou o tempo de centenas de pessoas e lideranças que se interessaram pelo tema, sem falar do dinheiro público gasto com a mobilização dos deputados e a infra-estrutura que uma audiência pública exige.
A informação sobre este desrespeito explícito com a população não é exatamente uma descoberta da senadora, mas ela apenas lembrou o que está escrito nos contratos públicos assinados entre o Governo Federal e a empresa espanhola que ganhou a licitação para exploração do pedágio em Palhoça.
Lá no contrato está a localização, muito bem apontada, de onde seria construída a Praça de Pedágio de Palhoça e a discussão sobre este detalhe nunca deveria ter sido alvo de uma audiência pública, uma vez que este tema já estava vencido e decidido. O debate sobre a localização da Praça deveria ter sido feito antes da licitação, lá atrás, na verdade, no ano de 1996, quando todo processo de licitação começou, ainda no Governo de Fernando Henrique Cardoso.
Tudo que se disse de lá pra cá, ou foi desinformação ou uso oportunista, político-eleitoral que quem tem interesse em fazer média com a população da Grande Florianópolis, com declarações bombásticas na mídia.
A senadora está anunciando que na primeira quinzena deste mês de julho, virão a Florianópolis os empresários espanhóis da tal empresa que já está cobrando o pedágio, desde o dia 17 de junho. Eles estão se propondo a rediscutir a indecência que estamos vivendo, a cobrança de pedágio antes mesmo das obras de duplicação estar finalizada.
A cobrança foi produto de um descuido, de um desleixo das autoridades, pra dizer o mínimo, que deixaram que esta situação esdrúxula acontecesse.
O que mais chama atenção e tira a paciência de todos, é que enquanto ouvimos teses e declarações tardias de indignação e revolta dos deputados estaduais e de autoridades constituídas em geral e esperamos por uma solução, continuamos botando a mão no bolso para pagar um pedágio indecente, principalmente para quem sai da Capital e se dirige ao Sul./
Depois de pagar um bom dinheiro para ir e vir temos que conviver com obras inacabadas, inseguras, desconforto e o que é pior, a cara de pau da cobrança indevida, como se estivéssemos no primeiro mundo, com tudo funcionando.
Que sejam bem vindos os espanhóis do pedágio.

Nenhum comentário:

CONTATO COM O BLOGUEIRO