segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Gripe A e os bons modos

O advento da Gripe A, além dos problemas graves que vem trazendo, traz consigo uma discussão paralela que nos remete ao tema da educação, aos costumes e, como diria a vovó, aos bons modos.

As recomendações feitas pelos médicos e infectologistas são aquelas mesmas, básicas e familiares, que tanto já ouvimos quando criança. São coisas simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia, não tossir ou espirrar sem resguardo em ambientes fechados ou sobre as pessoas à sua volta, carregar lenços descartáveis quando se está resfriado e não ter hábitos grosseiros como limpar nariz, olhos ou ouvidos em público.

Cá entre nós, as mensagens de órgãos de saúde e vigilância sanitária nos veículos de comunicação, nos recomendando esses bons modos, deveria ser motivo de constrangimento para todos nós, jovens adultos e idosos, já bem crescidinhos para saber o que se deve fazer, minimamente, em higiene e limpeza.

Vivemos tempos de revisões, de necessidade delas, nos mais diversos setores da nossa vida, todas ligadas a bons modos, que vão desde o Senado – tão carente, hoje de bons hábitos – até o nosso dia-a-dia, em casa, nas escolas e no trabalho.

Neste final de semana que passou, agentes de vigilância sanitária tiveram muito trabalho junto a bares, restaurantes e boates. Muitos deles tiveram que se adaptar, com equipamentos de ventilação, exaustores, pias, papel toalha, álcool gel e até a contratação de profissionais de saúde para fazer triagens nas portas de acesso, barrando quem estivesse com alguma suspeita de resfriado ou gripe. Outros tantos tiveram que ficar fechados até que a Gripe A recue e o problema diminua.

Um corre-corre denunciador no setor. Ou estas exigências, como boa ventilação, equipamentos de higiene e segurança não são pressupostos para se abrir uma casa de eventos?

Pois é. Foi preciso uma Gripe A para que todos nós fôssemos lembrados do óbvio, constrangidamente, em comunicados oficiais, no rádio, na TV e no jornal. Que vergonha!

Nenhum comentário:

CONTATO COM O BLOGUEIRO