terça-feira, 15 de setembro de 2009

Dois dias em São Paulo. Lembranças e desafios

Estou em São Paulo desde ontem. Junto com o Paulo Branchi – coordenador de esportes da Rádio Guarujá, fizemos uma produtiva visita e algumas reuniões com os colegas da Rede Eldorado de Rádio. Fomos também à sede da ESPN Brasil, conhecer a estrutura de redação e estúdios da mais famosa emissora de televisão especializada em esporte e que mantém uma parceria de sucesso com o Grupo Estadão.

O prédio do Estadão é um ícone do jornalismo. São nove andares dedicados à comunicação. Na redação do jornal cerca de 300 jornalistas abastecem de notícias os cinco cadernos diários. No segundo mezanino estão os estúdios, redações e central técnica das rádios Eldorado AM e FM. Funcionam neste prédio, ainda, os sites Território Eldorado.com.br e Estadão.com.br, a agência de notícias Agestado e o AE Investimentos, um departamento exclusivo de especialistas dedicado às notícias de Economia. Circulam por ali cerca de 4 mil funcionários. No último andar, onde fica o restaurante do Grupo, pode-se avistar boa parte da mega-São Paulo e seu complicado trânsito, sempre engarrafado, a qualquer hora do dia.

O ambiente é de uma “Meca do jornalismo”. Respira-se notícia e o clima é de um estresse familiar e contagiante.

Sampa não me é estranha. Já morei aqui mais de um ano, trabalhando como repórter. Tanto o Estadão como a Folha não são novidades, mas é sempre impressionante revê-los. É como Brasília e as formas ousadas do velho comuna Niemeyer, sempre surpreendentes.

Um momento especial foi conhecer os estúdios da ESPN, amplos e sofisticados. O detalhe é que naquele lugar funcionava a grande TV Tupi, que foi a Rede Globo dos anos 60 e 70. O local que abriga hoje os vários cenários de programas esportivos da ESPN, há 40 anos era o auditório da Tupi, onde, por exemplo, era transmitido ao vivo, para todo Brasil, o Programa Flávio Cavalcanti, um mestre criador de quase tudo que se faz em TV até hoje, com qualidade, com elegância e de um sensacionalismo criativo, inteligente, que garantiam estupendas audiências a cada domingo. Basta lembrar que a TV Globo resolveu criar o “Fantástico” para competir com o Flávio Cavalcanti. Que quebra um velho editor de imagens da ESPN ainda me conta, ogulhoso, que ali naquele estúdio também se apresentou o pequeno Michael Jackson, com todos os manos “Jackson Five”.

O prédio antigo da Tupi é hoje do Grupo Sílvio Santos. O SBT, nos seus primeiros anos, funcionava ali. Hoje, além da ESPN, ele abriga, também, a MTV.

O objetivo das nossas visitas em São Paulo é aperfeiçoar as relações com a Rede Eldorado no sentido de equalizar a programação, compatibilizando o noticiário nacional e internacional com as coberturas jornalísticas estaduais e da Região da Grande Florianópolis.

Daqui há pouco volto para Floripa. O Paulo já seguiu para Campinas para narrar o jogo do Figueira, que encara o Guarani, logo mais.

Levo boas inspirações para a coordenação de jornalismo da Guarujá.

Nenhum comentário:

CONTATO COM O BLOGUEIRO