domingo, 8 de novembro de 2009

O nosso antônimo fiscal

Mais de 110 mil empresas no País tem dívidas com a União. São pesados impostos que formam a chamada carga tributária nacional, responsável por mais de 35% do BIP.
Uma curiosidade: 29% das empresas que operam aqui, listadas na Bovespa – que estrelam o mundo de celebridades da Bovespa, tem algum tipo de irregularidade junto ao Fisco.
Assuntos tratados na sexta última, numa entrevista que fiz com o professor e advogado tributarista Felipe Fabro. Um jovem, fala mansa, determinada, precisa, que passa confiança. Uma conversa clara, que destrinchou bem aspectos interessantes de um assunto tão árido para a maioria.
Perguntei qual o país modelo, do qual se poderia invejar o sistema tributário. A Alemanha, respondeu sem hesitar o especialista. E o segundo? Não importa, porque do segundo em diante todos se assemelham e apresentam problemas sérios. Os motivos desta invejada solidão alemã? Cultura de sobriedade, índice baixo de corrupção, confiabilidade dos setores produtivos nas administrações públicas e boa educação, de forma geral, como tradição.
Triste dizer, mas as características germânicas são nossas exatas antonímias.
Pra não ser tão ácido, vamos levar em conta a nossa tenra idade e as vezes que somos maiores do que a terra de Einstein.
A boa ilustração do post

Nenhum comentário:

CONTATO COM O BLOGUEIRO