terça-feira, 27 de abril de 2010

Lucros da Casan

A entrevista de ontem no Jornal da Noite, pela Rádio Guarujá, com o vereador de Florianópolis Jaime Tonello (DEM) é estarrecedora. Segundo ele, a Casan teve um lucro de 17 milhões de reais em 2008. Até aí, nenhuma novidade. Parabéns a todos. Por este desempenho, os funcionários receberam uma participação nos lucros. De novo, nenhuma novidade. Merecida participação. Mas o vereador revela um exagero. A gratificação do presidente da empresa. Por ser o número um ganhou nada menos de 104 mil reais de participação nos lucros. No ano de 2009 a lucratividade da Casan dobrou, informa o vereador. Por analogia, imagina-se que a “participação” será dobrada para todos. É um prêmio lotérico, convenhamos.
Nenhum problema se tratasse de uma empresa privada. Não é. A Casan é pública e repleta de problemas de atendimento a sua clientela. Somos um dos piores estados em tratamento de esgoto e o simples fornecimento d’água é precário e isso é de conhecimento de todos, há muito tempo. A Capital é prova disso. Água potável, em muitas comunidades carentes, tem hora e dia pra chegar. Se tudo isso é verdade, e é, os tais lucros fenomenais deveriam figurar, automaticamente, na coluna dos investimentos urgentes.
Vamos combinar, então: falar em lucratividade e em “participações” na Casan é, no mínimo, um deboche com as pessoas que moram nos municípios atendidos pela empresa.
Abaixo, um dos trechos da entrevista de que falo.
Hoje à noite vou tentar uma entrevista com o presidente Walmor de Luca.

Nenhum comentário:

CONTATO COM O BLOGUEIRO