segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Os exterminadores do passado

Um livro de viés antropológico, do professor e historiador Maurício da Silva Selau, revela que o governo brasileiro incentivou o extermínio dos índios Xokleng em toda a extensão litorânea catarinense, com ênfase no Sul.
Foram os imigrantes italianos que tomaram a iniciativa de contratar matadores do povo nativo. É uma idéia que não cabe na cabeça de ninguém, mas não estamos muito longe deste fato histórico horrendo, há pouco mais de 150 anos.
Os imigrantes ganhavam direito oficial para se instalarem nas terras brasileiras. No entanto, não era incomum que estes camponeses fossem atacados a flechadas, na mata e nos campos. Eram os Xokleng, que lutavam pela hegemonia das terras, os verdadeiros proprietários, não reconhecidos pelo governo. A caça a um porco selvagem, a uma capivara, comum para os índios, era considerada um roubo pelos imigrantes que ali chegavam os “novos” donos. O conflito era certo. Na pólvora contra a flecha, adivinhem quem acabou na pior?!
A carnificina foi tamanha que em pouco mais de um século, não restou sequer um representante vivo Xokleng. Foram literalmente exterminados!
Uma história real, assustadora e que faz parte da nossa história, nem sempre feita de boas ações. É o que revela a entrevista com o professor Selau, disponível aqui e no Canal do You Tube, em duas partes, “quentinha”, feita hoje na Guarujá.

ASSISTA OUTRAS ENTREVISTAS NO CANAL DO YOUTUBE

Um comentário:

fernando machado disse...

bacana esta matéria e o video também Marcelo

CONTATO COM O BLOGUEIRO