quinta-feira, 1 de março de 2012

Os desafios de Colombo e dos Berger

A manhã de posses foi reveladora hoje, no Teatro Pedro, no Centro Administrativo, mostrando bem o clima tenso que já está marcando os primeiros lances das eleições municipais do final do ano.
Na observação que fiz, vi o prefeito Dário Berger num cantinho, em pé, ao lado do palco, de poucos sorrisos e amigos. Ao lado, solidariamente, o seu secretário de Turismo Vinícius Lummertz, e só.
Mais do que a companhia de Lummertz, chamou a atenção a ausência de Gean Loureiro, o candidato oficial de Dário, pelo menos até agora. Será que o desempenho desolador de Gean nas primeiras pesquisas informais está provocando reflexões no prefeito da Capital?
Perguntei ao secretário Lummertz o que ele achava da cena que flagramos. Vinícius entendeu rápido a conjectura e veio logo adiantando sem reservas: "olha, vou repetir o que o Dário já disse uma vez. Eu sou jogador reserva, mas se me chamar eu vou e ganho..." e saiu rindo.
O prefeito tem, ainda, outro motivo para estar com o humor que mostrou hoje. O governador Colombo nomeou secretário de Turismo o ex-deputado José Natal, do PSDB josefense. Todo mundo sabe que Natal seria o candidato a vice de Djalma Berger, uma dobradinha forte, quase imbatível em São José. Com Natal ocupado no Turismo, Djalma fica mais fraco. Tal estratégia de Colombo visa abrir caminhos para a correligionária do PSD, Adeliana Dal Ponte que terá, provavelmente, como vice a ex-senhora Dário, Rose Bartuckeski. Uma disputa, como se vê, explosiva.
Numa outra banda da eleição, Raimundo Colombo vai enfrentar um dilema: subir ou não subir no palanque de Antonio Ceron, seu correligionário, na campanha para Prefeitura de Lages. O constrangimento está em apoiar o adversário direto do deputado Elizeu Mattos, do PMDB, líder absoluto das pesquisas feitas até aqui, beirando a preferência de 3 1. Elizeu é líder do Governo na Assembléia, uma peça chave na base de apoio de Colombo e em pleno mandato, ou seja, um risco grande de tê-lo numa contra-mão até o final do Governo. Aliás, diz o deputado Elizeu, sobre o assunto, de forma cabal: "não sei o que pode acontecer com o PMDB se houver uma surpresa deste tipo em Lages".
Estes são alguns dos ingredientes da eleição de 2012, mostrados bem claramente nas posses de hoje pela manhã.

Nenhum comentário:

CONTATO COM O BLOGUEIRO