quarta-feira, 15 de outubro de 2008

O que nos contam

Nós mortais, temos dificuldade de entender coisas do tipo “o governo federal vai prestar ajuda aos bancos em apuros” por conta da crise financeira mundial. Mas que absurdo, gente passando fome, 10% da população analfabeta e o país dando dinheiro pra banqueiro!! E o que é pior, todo ano vemos balanços financeiros espetaculares dos bancos, sempre orgulhosos de suas pornográficas rentabilidades, sem que produzam um prego sequer e empreguem cada vez menos trabalhadores. Mas o tiro é mais embaixo.
Os banqueiros, na verdade não recebem dinheiro do governo nestas ocasiões. Os recursos são para pagar os clientes e investidores que aguardam as remunerações do investimento feito. Os bancos fazem negócios futuros, sempre 30, 40 vezes o valor que têm em caixa. Eles giram com valores em papel, com uma movimentação presumida de que mais gente bota do que tira dinheiro, então, é um sistema meio de mentirinha, do ponto de vista produtivo. Quando há crise, todos, ao mesmo tempo, querem pelo menos ver o seu dinheiro – o que foi depositado e o acrescido com o investimento. Ops! Boa parte deste dinheiro todo não existe na real (ou no Real).
Ele é presumido, circulante, virtual. Assim, quando o governo diz que vai “ajudar” os bancos, na verdade, está dizendo que vai ajudar os seus clientes, que têm direito aos seus depósitos e aos rendimentos pré-fixados comprometidos. Bem, esta é a história técnica, acadêmica. Não se sabe ao certo o que acontece no meio desse caminho, porque só vi banqueiro falido no cinema.
Até o Cacciola, preso e teoricamente quebrado, anda comendo lagosta na cela da PF.

Nenhum comentário:

CONTATO COM O BLOGUEIRO