segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Mais Elton: belo show, letras fracas e outras coisinhas

Não ia mais falar sobre o show do Elton John, no sábado, arranhado pelas “babadas” da TV Globo. Mas, o leitor Neemias deixou um comentário no post “Elton ótimo, apesar da Globo” que me provoca dizer mais algumas coisas, além das que já deixei lá respondendo a ele.
As canções, os arranjos, a presença forte de palco e a atitude criativa dos velhos rockeiros, fazem do Elton a figura interessante que ele é. Mas observando bem as letras (muito mal acompanhadas pelo GC – Gerador de Caracteres da Globo, nos mostram letras fracas, bisonhas até, que deixam a desejar no sentido poético. As letras, com preciosas exceções, são panfletárias, pobres, na arte poética, repito. Ele se atém ao fato gerador da letra e “viaja” pouco em metáforas, em poesia, o que daria uma universalidade maior à mensagem e provocaria mais a nossa imaginação. Me lembrei o tempo todo do quanto nossos compositores são bons, são talentosos neste campo.
Digo isso muito à vontade, por que sou um fã do velho Elton e consigo ouvi-lo com este sendo crítico. De resto, sobre a polêmica sugerida pelo leitor Neemias, pego emprestada a célebre frase do general Figueiredo, aqui em Florianópolis, em 1979, que marcou a Novembrada, quando lhe ofenderam a mãe: “Minha mãe não está em pauta!” Diria neste caso do Elton, “a sexualidade dele não está em pauta”. E se tivesse..., bem, isso é um outro debate.

Nenhum comentário:

CONTATO COM O BLOGUEIRO