terça-feira, 6 de janeiro de 2009

O “Maraca”, quem quer compar?


O velho “Maraca” será privatizado, vai ser vendido até o final do mês.
Para pessoas românticas como eu, posso dizer que isso é mais um golpe no futebol-arte, no futebol tomado de emoção e que ainda é a grande paixão nacional. O Maracanã, que viu tanta coisa bonita, como as jogadas geniais do Garincha, os gols fantásticos de Zico, as arrancadas de Jairzinho, o gol mil do Pelé e aquele inesquecível 1 a 2, contra o Uruguai, exatamente na sua inauguração, em 1950, agora será propriedade de alguém, de um megalomaníaco qualquer, de uma empresa, provavelmente, dessas que pegam dinheiro público e se dizem privadas, com a maior cara-de-pau.
Dizem os vendedores do Maracanã, esses despudorados morais, que o governo não tem 400 milhões de reais para as reformas que ele precisa fazer para a Copa de 2014. Contam que só 200 milhões serão utilizados para modernização das arquibancadas, permitindo que o estádio seja esvaziado em apenas oito minutos, como deseja a Fifa. Que coisa! Eles pensam em tudo, menos no futebol. Ora, se isso é coisa de gente direita, diria a minha avó. Um mundo de gente, deixando um local em menos de dez minutos! Boa coisa elas não estariam fazendo nessa correria. Gozado, é esse o conceito que os donos do mundo têm dos seus clientes (sic), dos torcedores. Não me acostumo com esse negócio de chamar torcedor de cliente, nem trabalhador de colaborador. Cheira a blefe, a 1-7-1.
Parece que estou vendo. Vai aparecer um iluminado, um empresário engomadinho para anunciar que ganhou o leilão do Maracanã e vai pagar com dinheiro financiado por um BNDES da vida, com nosso dinheiro, pra falar no duro. Ou seja, vão nos bater a carteira de novo, como já fizeram com as telecomunicações, com as nossas mineradoras e por aí vai.
Que barbaridade!
Se não for causar muito trabalho me responder, me digam, por favor, se o novo dono do Maracanã vai deixar o pobre torcedor, aquele assalariado, fiel, que vai com sol ou chuva ver o seu time, entrar, de vez em quando, pra ver um joguinho? Bem, se não tiver nenhum show da Madonna agendado, temos chance.

Nenhum comentário:

CONTATO COM O BLOGUEIRO