quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Os blogs e o bom jornalismo

Meu ilustre e velho amigo e competente colega Carlos Damião abre uma discussão sobre a rapidez dos blogs e a credibilidade deles. É um assunto interessante que requer a reflexão de todos, principalmente de nós jornalistas, diante desta nova forma de exercer a comunicação social.
Me parece que os blogs são um meio. A fonte está por trás deles, como sempre esteve. A possibilidade da velocidade de propagação da informação que ele oferece é algo fascinante e perigoso, que seduz qualquer profissional de imprensa. Uma visão apaixonada pelo softwear é ou pela própria informação publicada – o que seria mais grave - pode significar um antigo problema nas redações: a pressa em “furar” a concorrência com o risco da perda da qualidade da informação ou até a deturpação dela, decorrente do mínimo recato que se exige do jornalismo sério.
Baseado nessa premissa de boa conduta profissional, pela preservação da credibilidade, na maioria das vezes, uma notícia muito bombástica, seja ela de onde vier, sempre exigirá uma checagem dos fatos, uma ou duas vozes a mais para confirmar ou corrigir e/ou agregar mais qualidade à informação. Esse procedimento é histórico e básico na profissão de jornalista e recomenda-se que assim se aja diante de qualquer fonte, principalmente aquelas informais e amadoras como são – ainda – a maioria dos blogs.
De resto, vale dizer também que nenhum veículo ou profissional de imprensa deve se sentir sobrepujado ao ser “furado” por um blog. Pela sua natureza, os blogs – até inventarem algo ainda mais veloz (dizem que os tweters o são...), têm obrigação de ser mais rápidos do que a mídia tradicional.
Obviamente, sou muito a favor dos blogs e blogueiros, mas eles não vão superar o velho rito do bom jornalismo. Muitos são ótimas fontes a serem acompanhadas e salvas entre os nossos "favoritos". No máximo.

5 comentários:

Bruno César disse...

Grande Marcelo!

Finalmente achei o seu blog... na verdade o encontrei por acaso nestes clics da vida!

Li, gostei, adicionei aos meus favoritos e vou visitá-lo diariamente.

Gosto muito dessa discussão sobre o poder dos blogs e a sua grande explosão.

Acho que, além de checar as fontes, o verdadeiro jornalista precisa entender e perceber bem a sua função social, coisa que muitos dos nossos "colegas" não fazem. Você concorda?

Por acaso também tenho um blog, que é bem mais acanhado que o seu e muito menos informativo.

Na verdade meu blog é blog mesmo, praticamente um diário eletrônico deste seu amigo.

Grande abraço.

Bruno César
http://brunoblogcesar.blogspot.com

Marcelo Fernandes Corrêa disse...

Legal, meu velho,
Bom te ter perto, com boas notícias e referências.
Essa questão social do jornalista é complexa e precia ser melhor entendida por todos nós, de todos os lados do "balcão".
Acredito que somos testemunhas dos fatos e curiosos de porque eles acontecem. Mas, em primeiro lugar, somos humanos, seres do bem, submetidos prazerosamente a uma "cosmo ética". Estando ela à salvo, todo resto vale a pena.
Mas essa é uma longa conversa, para muuuiiitos choppes, rsrsrsr.
Vou dar uma olhada no Blog.
Um abraço. Apareça sempre.
Marcelo Fernandes Corrêa

J.L.CIBILS disse...

É bom lembrar da liberdade que temos, pois na maioria nao temos nem um vinculo comercial, com grandes conclomerados empresariais para gerar serta censura, e nem politico, é o velho jornalismo tendo voz novamente, pois nas redaçoes atuais, onde o Repórter sai a rua colhe as informaçoes e escreve e depois o editor pega o texto e mutila ele todo, por nao estar dentro dos "padroes" da empresa, porque tem anunciante que nao vai gostar doque escreveu e tem mais se insistir ou o patrao aguenta o rojao ou coloca quem ta na ponta "Jornalista" na rua.
Por isto os Blogs estao fazendo história, é uma maneira nova de como fazer o Jornalismo, sem aquele puxao de zoreia de alguma otoridade.
Nesta ferramenta mostramos tudo o que nas redaçoes normalmente somos podados e normalmente a sociedade no geral nao fica sabendo, fica tudo de baixo de um tapete, imundo.
Blogs, aqui temos liberdade, com responsabilidade.

Marcelo Fernandes Corrêa disse...

Pois é Cibilis,
Como falei, os Blogs são uma novidade que todos nós, especialmente nós, precisamos aprender a usar e conceituar melhor sobre seu real lugar.
Quem está na chuva pode se molhar. Trabalhar numa redação é um desafio permanente, em todos os sentidos. Sempre foi assim, já contavam os mestres lá atrás. Parece que faz parte da profissão.
Vamos à luta!
Um abraço Cibilis. Apareça sempre.

LesPaul disse...

Caro Marcelo, dou o exemplo do maisbarulho. É um blog acanhado, de música, design e curiosidades. Mas... mas a Ilha entrou na pauta e a velha coceira de dar pitaco também. Como bem lembraste, os blogs são fontes alternativas e rápidas, como também dá voz a quem não tem. As informações devem, como no bom jornalismo, ser checadas. Quanto a ser furado, é uma bobagem enorme quando o interesse é o conteúdo do post, sob pena de se trocar o quadro pela moldura. Parabéns pelo radiojornalismo e pelo blog. Antecipo que logo logo o maisbarulho e LesPaul voltam a sua volta ao mundo virtual por eventos estranhos e bacanas, acompanhado por su Perro Loco i ganjeiro.

CONTATO COM O BLOGUEIRO