sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Conversa de sexta, caindo o sol


O amigo e colega Cleber Pedra me informa o que significa a palavra “Skol”. Seria uma homenagem à ex-primeira dama do Brasil, esposa do presidente Juscelino Kubitschek. Muita gente não sabe que Juscelino tinha no último sobrenome “de Oliveira”. Como a cervejaria é uma companhia limitada, a “Skol” tem seu nome por extenso assim: “Sara Kubitschek de Oliveira Ltda”.
Típica conversa de mesa de botequim, regada, é claro, com ela, geladíssima, que pode nem ser Skol. Tudo conversa fiada do Pedra. Ele mesmo, no dia seguinte, me veio com a versão original sobre o nome da “bem dita”.
Segundo o guru Cleber Pedra, especialista nessa etimologia, o nome “Skol” se inspira na expressão sueca “skål”, que significa "à vossa saúde", e é usada antes de brindes, lá por aquelas bandas. Há outra vertente para o nome. Na Austrália, “skol” é uma gíria, que significa beber algo de uma vez, sem parar para respirar. Tudo a ver. Mais ainda, se descer redondo e gelaaaaaadaaaaa!!
Bom pessoal, essa prosa me deu uma sede danada. Pra acabar com essa conversa mole e pensar no que fazer neste fim de semana que começa, vamos a ela. Pode nem ser Skol, já disse, mas bem gelada. E ponto final por hoje.
EM TEMPO: hoje é sexta-feira 13. Por segurança, antes do primeiro gole, deixe um pro santo!

Nenhum comentário:

CONTATO COM O BLOGUEIRO