quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

A Psicanálise, esse nosso espelho!


Minha filha está cursando Psicologia. De alguma forma, como pai e amigo de longos papos, também estou. É uma matéria instigante, cheia de surpresas sobre nós mesmos. As vezes tenho medo de ouvir o que a Amanda tem pra me dizer. São revelações que falam muito sobre como podemos ser doentes ou sadios, dependendo dos ângulos que conseguimos nos ver e nos mostrar.
Ontem ouvi dela um conceito desses: “não se pode mudar duas coisas no ser humano, a loucura e o caráter.” Que forte isso!
Mas me chamou mesmo a atenção foi uma frase atribuída ao mestre e fundador da Psicanálise, Sigmund Freud, quando chegava aos Estados Unidos, ainda no aeroporto, já famoso pelos seus estudos sobre a nossa sexualidade e a complexidade das abordagens psicanalíticas. Mandou ele aos americanos: “Eles nem sabem, mas eu trouxe a peste!” O gênio sabia do que estava falando.

Um comentário:

Amanda dos Anjos Corrêa disse...

Gostei do post! A psicanálise nos trás essas surpresas mesmo! Adoro nossos diálogos sobre temas psico-sociais! Beijinhos!

CONTATO COM O BLOGUEIRO