terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

A vida dessa moça mudou. E daí?


Abri o Terra e essa moça aí, com essa declaração, na legenda: “a Mangueira mudou a minha vida”. Fiquei pensando na expressão, tão forte e determinante. Imaginei o quanto sensível ela é, por que certamente o fato de ter mudado a sua vida está ligado ao trabalho solidário, social e histórico que faz a Estação Primeira. A Mangueira, ao longo do ano e não só no Carnaval, tem um papel fundamental na vida de milhares de crianças e jovens carentes, que são assistidos, capacitados e valorizados, muitos deles salvos pela Escola, das drogas, da delinqüência e do descaminho. A moça carnavalesca aí se animou e, de certo, resolveu fazer coisas mais produtivas, inspirada na Mangueira, além de exibir o corpo, numa faceirice de dois ou três dias de paixões impensáveis.
Como me enganei. Fui ler a matéria alusiva à foto e me dei mal. Ela só fala da festa, da contagiante energia do desfile na Sapucaí, da folia e coisas dessa natureza. Isso é que ela entende que “mudou a sua vida”.
Ontem mesmo, via outra foto, que mostrava a cantora Cláudia Leite pendurada num trio elétrico da Bahia, semanas depois de ter parido uma criança. Sua barriga, durante nove meses, ficou exposta por aí, como se fosse a única mãe da Terra, ou do Terra. Do lado de fora da barriga, agora, o filho perdeu as luzes e parece não ter mudado a vida de ninguém. Saracotear num carro de axé rende mais e muda a vida mais fácil da massa.
Fico aqui com meus botões a pensar sobre essas vidas e de tantos que dizem assim, como essa Moça, diante de empolgações tão passageiras que “mudaram suas vidas”.
Já faz um tempo – e não sei bem desde quando – estamos perdidos dos valores mais raros, aqueles mais difíceis de se encontrar e que são capazes, até, de nos “mudar a vida”. Vivemos numa época de surtos de deslumbres e ouço com fadiga essa frase banalizada e que já perdeu seu real valor: “mudou a minha vida”. Livros, teses, ideologias, lutas, amores, movimentos, criações geniais, não mudam mais vidas. “Biguibroders”, novelas, baladas, cartões de crédito, air bags, freios ABS, bolsas Vuitton, e outras bizarrices, sim, mudam a vida das pessoas, como a dessa moça, tão bonita e tão feia.
Me desculpem.

2 comentários:

LesPaul disse...

Ela também mudaria a vida da minha mangueira.

J.L.CIBILS disse...

Ó Marcelo, manda esta "FIONA" aqui pro meu cafoto.

CONTATO COM O BLOGUEIRO