sábado, 28 de março de 2009

Código Ambiental para quem?

O bicho vai pegar na terça. Vai ser na Assembléia Legislativa um daqueles “pegas” entre forças à luz de uma votação polêmica e que vem se arrastando desde o ano passado: o Código Ambiental do Estado.
O ponto mais agudo desta discussão está nas margens dos rios e na preservação das matas ciliares. O Código Nacional diz que a faixa a se preservar é de 30 metros. O texto atual do projeto de Código catarinense define entre 5 e 20. Os ambientalistas da FATMA acusam que o texto original do Código – feito lá, foi modificado, cedendo aos interesses dos produtores rurais.
Já entrevistei alguns biólogos sobre o assunto. Não há dúvida de que os 30 metros são o mínimo que se pode preservar. O discurso dos ruralistas – alguns dos quais também ouvi, é puramente econômico, sem nenhuma responsabilidade sustentável. Eles têm fortes aliados. O senador Neuto de Conto é um deles e o governador LHS parece ser outro apoio de peso. Ainda não sei qual a opinião da senadora Ideli e isso é um indicador. Já deveríamos saber o que ela pensa a esta altura.
Será que vamos ter muita gente empoleirada no muro? No plenário, pelo menos, não vai ter lugar para isso. Vamos ver.

Nenhum comentário:

CONTATO COM O BLOGUEIRO