segunda-feira, 20 de abril de 2009

Tiradentes na Guarujá

Para quem aprecia os temas históricos, estou abordando, entre hoje e amanhã, no Programa Guarujá Entrevista, o episódio da Inconfidência Mineira, a figura mítica de Tiradentes e as lições que podemos tirar desta passagem tão dramática do nosso passado frente aos desafios do presente não menos dramáticos.
Hoje foi a vez do professor de Direito e cientista político Eduardo Guerine, um craque da observação da cena brasileira contemporânea. O professor fez pontes interessantes dos dois tempos. Na sua época, Tiradentes representou um anseio da classe média de mudar um sistema contaminado pela corrupção e marcado pela ganância da Corte Monarca na cobrança de impostos. O cientista nos fez pensar que, talvez, estejamos até hoje em busca de uma atitude verdadeiramente republicana, que só proclamamos no nome, mas raras vezes na prática da cidadania efetiva. Foi um papo presumidamente bom.
Amanhã, dia 21, é o dia próprio e solene de Tiradentes. E por isso caprichei nos convidados do Guarujá Entrevista. Na verdade, fui buscar a ajuda do amigo, colega e historiador Celso Martins. Ele me brindou com dois convidados e os ouvintes vão se deliciar. Estarão comigo o casal de doutores em História do Curso de Pós Graduação da Udesc, os professores Reinaldo Lohn e Silvia Arend.
Durante uma hora eles vão nos dar uma aula sobre a importância de Tiradentes, as verdades e lendas em torno do Alferes e os links históricos que podemos fazer entre o passado e a atual conjuntura. Promete. Não percam. Começa às 16 horas, na Guarujá AM 1.420kHz.

Nenhum comentário:

CONTATO COM O BLOGUEIRO