domingo, 19 de julho de 2009

Ah, os índios, esses nossos pais...

Ontem assisti na SESC TV (aliás, recomendo a todos o canal aberto – coisas que a gente só se dá conta em férias...) um historiador tratando das movimentações dos Incas e dos Guaranis aqui na América do Sul, quando ela nem pensava em ser latina.
Conta o pesquisador (desculpem, não lembro o nome) que há caminhos, feitos em pedra – até hoje bem preservados, cortando o mapa na transversal do mais tarde chamado de Tratado de Tordesilhas entre portugueses e espanhóis. Há uma clara intenção dos Incas em criar uma ligação entre os mares do Pacífico e do Atlântico. Quando esta trilha chega ao que seria mais ou menos hoje o Brasil, houve um conflito, afirma o historiador, entre Incas e Guaranis e a estrada termina sem continuidade.
Como hoje, o propósito Inca era estabelecer posse, unindo mares e ganhando poder. Eram comuns e antigos – mais do que a velha História que aprendemos no colégio, outros caminhos indígenas, usados também por exploradores estrangeiros, que cortavam a América em outras direções e localidades para, por exemplo, o que se chama hoje de Assunção, Florianópolis e São Vicente.
Descoberta a América (1492) e o Brasil (1500), tudo isso ganhou um novo contorno histórico e outras versões, menos brilhantes, com certeza.
Com tudo, me estranha a soberba e esse olhar de superioridade que lançamos aos índios, como esses na Praça XV.
Não respeitamos nada mesmo...
Em tempo: agora me lembro bem. Não foi na SESC TV e sim na TV Senado.

Nenhum comentário:

CONTATO COM O BLOGUEIRO