quarta-feira, 1 de julho de 2009

Reviravolta. A greve dos ônibus continua!

Acabei de falar com o vice-prefeito João Batista Nunes pelo telefone. Uma reviravolta. O prefeito Dário resolveu recolher a bola e não quer mais jogo. Não aceitou a proposta dos empresários, que aceitaram pagar os reajustes retroativos a maio – como querem os trabalhadores, mas exigem um aumento de R$ 0,15 nas passagens. Dário vai só até R$ 0,10. A última proposta dos empresários trouxe de carona mais itens, que exigem mais subsídios da Prefeitura que Dário não está disposto a bancar. A proposta acabou nem chegando para avaliação dos trabalhadores. A greve continua.
Não me surpreenderia se o prefeito resolvesse bancar o valente, aproveitando o momento emocional de sua vitória no TRE, e use do recurso legal que lhe permite decretar uma intervenção nas empresas concessionárias do transporte coletivo. O presidente do Setuf ironizou a possibilidade, em entrevista na Guarujá, dizendo que as empresas “estão com as portas abertas” e reconheceu que o sistema está quebrado, falido, tanto que já fala em insolvência, falta de dinheiro (por causa da greve) para pagar a folha do mês de junho aos empregados.
Há um flagrante ódio, uma animosidade virulenta que impede o bom senso entre as partes. Não se faz nada de positivo com ódio. Talvez, algum fato desconhecido do público seja o fomentador de tantos revides. A população continua pagando este desatino. A esta altura ninguém sabe o que pode acontecer. O vice-prefeito me diz que amanhã pela manhã estarão reunidos com os procuradores da Prefeitura para avaliar as medidas cabíveis. “Nada está descartado”, avisa Nunes.

Nenhum comentário:

CONTATO COM O BLOGUEIRO