sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Os intocáveis

Não há como negar que a economia do País vem apresentando ganhos, vem amadurecendo, modificando até maus hábitos da nossa sociedade, como consumir com mais responsabilidade. Somos mais seletivos. Boa parte desta mudança pode se atribuir à Lei de Responsabilidade Fiscal, criada há 9 anos. Foi um exemplo que veio de cima e uma prova de que o comportamento de nossas autoridades púbicas contamina, para o mal ou para o bem, o inconsciente coletivo. É claro que não viramos o país de Alice, mas é inegável que melhoramos.

Faço este comentário para falar dos juros – que também vem baixando (nos últimos seis meses tivemos uma sequencia de reduções da taxa básica, descendo de 13,5% para 8,5%). Mas esta tendência vem sendo ignorada olimpicamente pelas operadoras de cartão de crédito. Chegam ao deboche de elevar juros na contra-mão da Selic.

Vamos combinar: o comportamento do nosso sistema financeiro é uma aberração. Entra e sai governo e ninguém tem coragem de mexer nesta libertinagem constrangedora e histórica, sob a permissão, o patrocínio e a omissão do Banco Central brasileiro. Estão acima de quase tudo, os intocáveis.

Os dirigentes lojistas do Estado estão lembrando esta realidade. “Os únicos juros que não baixaram foram os dos cartões, que em alguns casos até aumentaram”, aponta Osmar Silveira, presidente da CDL de Florianópolis. “Está mais do que na hora de o governo federal intervir para regulamentar a atuação dessas empresas”, desabafa o líder lojista.

Será que há mal que sempre dure?!...

Nenhum comentário:

CONTATO COM O BLOGUEIRO