sábado, 17 de outubro de 2009

De onde vem o sonho e esta tristeza

Meu sonho talvez venha da leitura de ontem, antes de dormir. Me impressionou a matéria da Revista Época sobre a prisão do premiado diretor Roman Polanski, de 75 anos, acusado de pedofilia há três décadas. O texto encerra com a informação que Woody Allen, Pedro Almodóvar e Martin Scorsese protestaram contra a inclusão da prisão de Polanski, ocorrida há 10 dias, no filme que retrata a sua vida, cheia de tragédias e obras de arte. Pra quem não lembra bem, o diretor preso é autor de filmes como Repulsa ao Sexo, O Bebe de Rosemary, O Inquilino e O Pianista – que lhe rendeu um Oscar em 2002.
Se não valeu como argumento para sua defesa no processo de pedofilia, a história de Polanski rendeu pelo menos um filme, que ele não dirigiu, com um roteiro marcado por golpes do destino: francês, criado na Polônia viu o país ser invadido pelos nazistas e levarem sua mãe – judia - para os campos de extermínio de Auschwitz, onde seria assassinada. Escapou aos nove anos do gueto de Varsóvia e por influência da família que o acolheu e criou tornou-se um católico fervoroso até o ano de 1969, quando sua mulher, a atriz Sharon Tate, foi esfaqueada até a morte, grávida de oito meses, por fanáticos de uma seita religiosa. Depois disso, Polanski escreveria em sua autobiografia que a fé é “um absurdo”.
Que coisa... E comecei este post lá no de baixo, falando de um sonho e Woody Allen morando aqui. Volto a falar nisso, ainda neste fim de semana chuvoso e triste, pelo menos pra mim.

Nenhum comentário:

CONTATO COM O BLOGUEIRO