segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O “Agostinho”, quem diria...

“O interesse econômico transtorna a visão ética das pessoas”. A frase é do ator Pedro Cardoso, o impagável Agostinho da Grande Família, numa entrevista no “Sem Censura” da Leda Nagle, na TV Brasil.
Ele tem uma posição corajosa e indignada diante dos “paparazzos” e da indústria da fofoca, institucionalizada pelos sites e médias em geral. Esta bisbilhotice da vida alheia – que sempre rende audiência e leitura desde os primórdios da comunicação, ganhou uma força assustadora e desproporcional depois da morte da Princesa Diana, em 1997. Lady Di foi perseguida até a morte por fotógrafos e muito se falou sobre sua vida íntima, mas quase nada se fez contra a insana “profissão” desses malucos. Esse negócio se potencializou pelo mundo. Aqui no Brasil – como se espera das sociedades culturalmente mais primitivas, a febre foi um achado grotesco.
Pois o Pedro Cardoso despe-se da sua condição de “global” e execra a celebridademania. Conta de processa todos que lhe invadem a privacidade. Faz isso com uma franqueza incomum. Sabe-se bem o modelito de comportamento de qualquer celebridade: reclamar da perseguição de repórteres e fotógrafos, mas não abrem mão daquela ligadinha básica para as redações antes de chegar na festinha da hora. Não é o caso dele.
O ator tem um discurso claro e afiado. “A primeira coisa que dizem é que estou em um local público e por isso podem fazer fotos, mas esquecem que a minha privacidade e da minha família inclui momentos em locais públicos, eu tenho o direito constitucional da privacidade e não consta na lei qualquer exceção a pessoas famosas. Eu considero uma foto, tirada sem a minha permissão, um roubo da minha imagem, porque os caras tiram a minha privacidade e ganham dinheiro com isso, ou seja, transformam tua vida privada num produto e vendem isso”, denuncia Pedro Cardoso.
Nesse mundinho de muita luz e pouca ribalta, o velho “Agostinho” roubou a cena mais uma vez.
A galera é ligeira mesmo. Fui procurar uma foto do Pedro no Google e já enconrei no You Tube o próprio programa. Se quiser, espie. Vale a pena.

Nenhum comentário:

CONTATO COM O BLOGUEIRO