segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Jornalismo de entretenimento na Guarujá

Tem sido muito interessante a resposta que temos no Revista Guarujá, todo sábado, das 9 ao meio dia. É um programa de jornalismo de entretenimento, com quadros e esquetes que produzimos ao longo da semana, com a parceria da Rede Eldorado de São Paulo.
O rádio precisa ter estes espaços, onde a gente ri da gente mesmo e tira uma onda com esta vida, tantas vezes, muito azeda. Fundamental, vez por outra, dar de ombros pra tudo isso e relativizar essa factualidade toda com uma boa gargalhada ou, pelo menos, numa dose dupla - on the rocks, de ironia.
Minha participação nisso se dá no “Dedo de Prosa com Rui Guimarães” e numa crônica semanal. Com o Rui, faço uma edição de uns 6, 7 minutos a partir e um papo descontraído, gravado com ele durante a semana. A cada três semanas gravamos uma hora de conversa e rimos um bocado. Eu fico só estimulando o Rui a contar causos e só ele usa o microfone. Depois recorto trechos e “trilho” sons e músicas que tem tudo a ver com as histórias do grande Rui. Saem verdadeiras pérolas desse estilão mineiro dele, um pequeno show da malandragem refinada e inteligente do velho Rui. Esta é do sábado passado.


Na crônica, a idéia é fazer um resumo das notícias da semana, levando em conta o inusitado e o hilário. Uso tudo que foi pro ar na programação da Guarujá e incluo trilhas e efeitos e o negócio vira um bom compacto do dia-a-dia nada ortodoxo, como digo. O esquete é inspirado naquela crônica eletrônica que o Alexandre Garcia fazia no Fantástico, nos anos 80. Acho que muita gente lembra. Era bom demais.
Já faz duas semanas que posto a crônica aqui. No alto do Blog, à direita, as últimas do sábado.

Nenhum comentário:

CONTATO COM O BLOGUEIRO