terça-feira, 8 de dezembro de 2009

COP-15/ Já falta tudo e as primeiras fichas caem

COPENHAGEN – No contato de hoje com o professor Grando, direto da COP-15, foi flagrante as primeiras fichas a cair do entusiasmado físico e parlamentar que partiu do Brasil cheio de esperanças num avanço histórico das potências mundiais com o comprometimento de um mundo com menos emissões de carbono. Grando comentou que enquanto os Estados Unidos discutem uma forma menos poluente para usar o ar-condicionado nos carros, a China discute como fabricar milhares de geladeiras para os chineses que ainda não as tem. O segredo está em compatibilizar toda essa diversidade de demandas. “O equilibro é o grande desafio”, lembra o professor.
Mas a curiosidade do segundo dia é a infra-estrutura frágil da Conferência ou, talvez, o ceticismo dos organizadores, que subestimaram o interesse do mundo num evento desta envergadura. O professor Grando conta que já passa de 30 mil os participantes da 15ª Conferência. Não há mais vagas em hotéis, banheiros limpos são raros e já começam a ter problemas com o fornecimento de água para beber. Copenhagen virou, “tipo temporada de verão em Florianópolis, falta quase tudo”.
Amanhã tem mais, Florianópolis em linha direta com Copenhagen, ao vivo, em três edições, na Guarujá (1.420 kHz ou www.radioguaruja.com.br). No post abaixo os horários das intervenções do professor Sergio Grando.

Nenhum comentário:

CONTATO COM O BLOGUEIRO