terça-feira, 31 de agosto de 2010

Ah, Holanda...! Vamos morrer de inveja

Nem ia falar do assunto já que foi tratado pela mídia aberta de televisão e imagino que não é novidade e o pessoal anda sempre atrás de coisas novas por aqui. Mas o Pires, um ácido, atento e carinhoso leitor e ouvinte me manda um e-mail sobre a matéria que a Record colocou no ar esta semana, numa série sobre a Holanda.
Contam que é o país mais livre do mundo. Ué, mas não são os Estados Unidos a maior Democracia? Calma, calma, Marcelo, não vai começar aquele faniquito anti-imperialista, poxa! Tá bom, já passou...
Além da maconha liberada (em termos..., menos de 1% da população fuma baseados, quando a média é de 10%), sexo à vontade nos parques públicos (rápida explica: é que o pessoal lá tem bom senso, é civilizado, educado. Pode, mas pouca gente pratica e quando faz, usa o bom senso, respeitando as crianças, os idosos...).
Mas o que chama mesmo a atenção é o sistema carcerário. O crime anda em declínio por lá. Garantem até que é um dos dez países mais seguros da Bolinha. Das 14 mil vagas existentes nos Penitenciárias (kitinetes do padrão dos nossos estudantes aqui), apenas 12 mil estão ocupadas. Sabem o que eles estão fazendo? Alugando! A Bélgica para aluguel para os holandeses guardarem com segurança e educação os seus presos.
Nos próximos anos, o governo Holandês pretende fechar cerca de seis unidades prisionais no País e transforma-las em áreas de cultura e lazer.
Brasileiros e brasileiras. Antes de morrerem de hipertensão, obesidade, estresse, esquistossomose, malária, morram de inveja. Mas com educação, tá pessoal!
Em tempo: me desculpem, mais uma vez, por este longo período ausente. Falta de tempo e esse clima down não combinam com blog. Vamos em frente...

Nenhum comentário:

CONTATO COM O BLOGUEIRO