quinta-feira, 14 de abril de 2011

A Escola da Prainha e as lições do Dr. Brizola

Me lembrei do Dr. Brizola neste episódio da escola da Prainha, aqui em Florianópolis. Só pra quem não sabe: o Governo do Estado acaba de doar para a Assembléia Legislativa - por Decreto - o terreno, onde há uma escola. Detalhe: a escola pode estar com os dias contados, porque o terreno fica próximo ao prédio da AL e corre o risco de virar mais uma ala de repartições do Legislativo/SC. A escola vai sumir pela idéia iluminada das OTORIDADES.
Será que alguém - entre esses que ajudaram no Decreto - imaginou produzir esta aberração sem que ninguém protestasse? De que época são esses "artistas"?
Bem, tá explicado (mais uma vez) por que este País precisa tanto de Bolsa Família!
Em Tempo: ia esquecendo da história com o Dr. Brizola.
Certa vez, Leonel Brizola - governador do Rio Grande do Sul (década de 60), ouviu a ponderação de um diretor da Secretaria Estadual da Educação, sobre as possibilidades da abertura de uma escola pública do Estado numa zona rural: governador, naquela região há apenas dez crianças em idade escolar, acho que não devemos construir uma escola lá, é muito pouca gente.
O Dr. Brizola lascou: Pois abra uma escola pra estas dez crianças e o senhor, como funcionário da Educação, trate de encontrar mais alunos e encha aquela escola, esta é a sua missão. Vá trabalhar!
Uma boa história para lembrar em meio a esta polêmica ridícula.
Querem saber? Acho que vão voltar atrás. Não é possível que isso aconteça!

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Marcelo, parabéns pelo teu comentário.
Sem dúvida, mais uma das muitas vezes em que as crianças desassistidas, as crianças carentes foram relegadas a segundo plano, digamos assim. Ainda mais mais lamentavel se torna, em vista do grande número de crianças carentes existente naquela área onde funcionou a Escola Celso Ramos. Infelizmente, é a nossa realidade. E a realidade do nosso Brasil.
Abraço.
Geraldo.

CONTATO COM O BLOGUEIRO