terça-feira, 5 de julho de 2011

Histórias escondidas nas lápides de Gill

Um sinal bem lido pode ensinar muito. É o que prova, mais uma vez, o fotógrafo Gill Konell, ao revelar no seu livro "Extramuros" histórias muito interessantes a partir do registro fotográfico de lápides de cemitérios abandonados.
Ele percorreu quase 100 cemitérios na Região Norte do Estado, a partir de Timbó. A colonização alemã é que lhe trouxe a curiosidade. As mensagens escritas, todas no idioma alemão, o levaram a uma pesquisa e ao livro, finalmente.
Uma das boas histórias é encontrada numa lápide de vidro, quebrada. Dali foi arrancada a placa em que estava escrito o nome da pessoa sepultada. A repressão aos alemães no Brasil, durante a Segunda Guerra Mundial, levou os parentes germânicos a eliminarem qualquer vestígio de suas origens. Umas das tantas crueldades que o nazismo e a Guerra provocaram.
Vale conferir a entrevista com Gill. Um olhar sensível, instigante, revelador através da fotografia. Gil lança o livro no CIC, na quinta (7). Serão oferecidos, com direito à dedicatória, 300 exemplares gratuitos, garantidos pela Lei de Incentivo à Cultura.
Em duas partes, Gill e seu “Extramuros”.


ASSISTA OUTRAS ENTREVISTAS NO CANAL

Nenhum comentário:

CONTATO COM O BLOGUEIRO