segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Os radares educam

Experimentei o trânsito de Porto Alegre nestes últimos dias e posso garantir que estamos no paraíso em Florianópolis, não só em termos de infra-estrutura geral e de equipamentos tecnológicos, como também na educação dos motoristas.
Posso dar um depoimento pontual sobre o uso dos radares em sinaleiras, como temos às centenas na nossa amada Floripa. Eles, definitivamente educam. Aqui, eles não têm radares nas sinaleiras. Os sinais daqui, gaúcho nenhum respeita. Há uma mania coletiva entre os motoristas desta capital. Eles param, é verdade, mas não conseguem dominar a ansiedade até o final do vermelho e arrancam antes, de sinal fechado! Ou seja, de nada adiantou ficar parado, se nos últimos segundos vão-se como se no verde estivessem. Todos fazem isso, aqui. Menos eu, que não sou daqui. E é fácil explicar por que. Sabemos, em Florianópolis, que um avanço no vermelho vai nos proporcionar uma bela multa no final do mês. Aqui, nada acontece, caso o incauto não seja surpreendido por um guarda da Brigada Militar. A propósito, aqui vai outro detalhe que me chamou a atenção: a presença tímida de viaturas e de policiais nas ruas em pontos estratégicos, ao contrário dos diversos carros que vemos circular, em boa quantidade, de empresas de segurança privada, armados até os dentes. Um serviço prestado a quem pode, transformando a segurança da capital gaúcha num artigo de luxo, para poucos cidadãos.
Cheguei a Porto Alegre na terça passada. Não vejo a hora de cruzar o Mampituba, chegar à Ilha e sentir o cheiro forte do peixe no Mercado e parar nas sinaleiras sem me sentir um otário.
Tô chegando.

Nenhum comentário:

CONTATO COM O BLOGUEIRO