quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Mais um pouco da entrevista com Dário

Não sei bem quem disse isso. Talvez tenha sido o Dr. Brizola ou gente ainda mais famosa do que ele (me ajudem...). “Na política, ganhasse a eleição com a mão esquerda, mas governa-se com a direita”. É uma frase terrível, de péssima inspiração, um sofisma. A idéia me veio, imediatamente, ontem, na entrevista com Dário, quando lascou: “Você ganha a eleição com as classes populares, mas na hora de governar tem que governar para a burguesia, para essas oligarquias que se acham donas na cidade. Aí tentam tirar a tua caneta, criando batalhas judiciais.”
Se tudo mais que o prefeito disse pode ser interpretado como discurso de uma campanha que já terminou (Terminou? Será que terminam?), a avaliação que fez das oligarquias é precisa e explica uma série de esquizofrenias de identidade com a Ilha que vivenciamos diariamente, numa competição provinciana entre os que são e os que não são daqui, com poderes ou não.
Sabe-se que não é objetivo de Dário estabelecer esta discussão socio/antropológica – longe disso, mas acaba por acontecer e a população da Capital – sendo ou não daqui – já deu alguns recados nos últimos anos, elegendo alguns forasteiros, como o Professor Grando e o próprio Dário.
Entenda isso quem quiser.

Nenhum comentário:

CONTATO COM O BLOGUEIRO