domingo, 3 de maio de 2009

Marcondes sonha com via nas dunas


A coletiva no Costão, sobre o WTTC, oportunizou algumas opiniões que vão tirar o sono dos ambientalistas de plantão. Perguntei ao empresário Fernando Marcondes de Mattos sobre os problemas crônicos de acesso viário ao Resort e o que pensa como solução. Ele se saiu com uma idéia: um acesso novo, passando pelas dunas, numa extensão de cerca de 1.500 metros. Ouvi do governador e do prefeito que a idéia é boa. Nenhum estudo ainda foi feito nesse sentido, mas é uma solução altamente inflamável na fogueira das lutas ecológicas na Ilha.
Como encaminhamento paliativo o empresário adianta que a prefeitura, com o apoio do governo estadual, já está fazendo uma recuperação do trecho “com a retirada das paradas de ônibus das faixas centrais para faixas laterais, mais largas” para os 18 pontos de ônibus na estrada do Santinho. Espera-se que a “revitalização” do trecho não provoque prejuízos aos moradores da região que precisam do transporte coletivo para se locomover. Era só o que faltava acontecer um desaforo social desta magnitude.
Durante toda coletiva os convidados e autoridades foram brindadas com os vôos rasantes de um corajoso Bem-Te-Vi que descansava, vez por outra, nas estruturas metálicas do Pavilhão Tuguá. A presença do pássaro nos instiga a refletir que ele não estava em lugar fora de seu habitat. Nós é que estávamos ali, no lugar de sua morada onde, certamente, outrora, viviam outros da sua espécie em densa Mata Atlântica. A foto é do sempre atento Gilberto Gonçalves.

Nenhum comentário:

CONTATO COM O BLOGUEIRO