quinta-feira, 18 de junho de 2009

Pedágio cara de pau!

O Brasil é um País cômico mesmo, pra não dizer trágico. Desde a zero hora de ontem, já está se cobrando pedágio para quem trafega na BR 101 na altura de Palhoça.
Instalaram ali uma bela praça de pedágio, construída em tempo recorde, usando-se a melhor das tecnologias de construção civil, com um maquinário mais moderno ainda.
A praça de cobrança, praticamente, surgiu, como uma luz. Fico impressionado com o empenho das empreiteiras e empresários do ramo – e as autoridades públicas – ao viabilizarem rapidinho uma enorme, confortável e moderna praça de pedágio.
De outro lado, vemos o quanto é demorado, difícil, e cheio de mistérios a duplicação da estrada, rodeada de bizarrices, coisas pouco explicadas, licitações inadequadas, fiscalizações ineficazes.
É assim: para o privado tudo, para o público, quase nada.
Mas o descalabro ainda é pior. O pedágio em Palhoça começa a ser cobrado sem razão de ser. É quase um assalto ao motorista. Um assalto legal, sob a batuta da incompetência do poder público, que está se lixando para todos nós, os contribuintes, os que pagam toda esta farra e, agora, vai pagar mais um pouco, através do pedágio.
Pedágio é para manter a estrada duplicada com boa manutenção, bem cuidada, bem gerida por uma empresa privada, através de uma concessão pública. Pois é. O pedágio, no trecho de Palhoça, chegou, sem a menor vergonha, antes da duplicação. É o pedágio da presunção de que ali se terá uma estrada duplicada. A gente tem que pagar, pagar antes da duplicação e ainda acreditar piamente que os empreiteiros, empresa concessionária e governos são todos sérios e cumprirão o que vem prometendo.
É como acreditar que o Papai Noel vem nos visitar, acompanhado do coelhinho da Páscoa, sob as asas daquela cegonha que nos traz ao mundo. É uma brincadeira com a nossa inteligência!
E sabe o que é pior? Nenhuma autoridade parece ter poder e efetiva vontade política de impedir este absurdo.
Que caras de pau!

Um comentário:

Unknown disse...

Segundo o presidente do CREA, se der tudo certo...duplicação da BR 101 pronta somente em 2013...e...se der tudo certo...
O FHC prometeu que acabaria antes de terminar o mandato e o Lula também!Parece uma novela sem fim!

CONTATO COM O BLOGUEIRO