quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O Canga no DC

Andei furungando meus arquivos mais antigos, aqueles que não conheceram essas coisas modernas de windows, pen drivers, dvd. Dei uma viajada nas encadernações lá dos anos 80, onde guardo saudosos exemplares do Diário Catarinense, O Estado e outras publicações. Reencontrei velhos colegas, matérias de um tempo de redações cheias, mais românticas, e escrevíamos em laudas, em Remington’s, com matérias dimensionadas pelo conteúdo, por linhas, não por centímetros. Os jornais não eram “modernos”, precisavam de uma boa mesa para le-los e o leitor gastava mais tempo para folhar todas as páginas. O “lead” era rico e depois dele vinha um texto farto de informações e fontes entre aspas. Hoje, quase comemoramos quando ele existe ou está no lugar certo. Putz, mas como ando azedo..., fazer o que? As coisas não são tão ruim assim, vai... Ta bom!

Tudo isso pra dizer que separei algumas lembranças do velho jornalismo e que os leitores e os velhos colegas vão gostar de rever.

Aqui vai a primeira. O jornalista Sérgio Rubim, o velho Canga, cheio de gás, com seu documentário sobre o Contestado, numa matéria do DC, lá em 1986, no primeiro ano de vida do jornal. Aos poucos vou destilar aqui essas memórias. Aguardem a sequência.

Um comentário:

Sergio Rubim disse...

Valeu Marcelo! A idéia de bisbilhotar arquivos e resgatar matérias antigas é bem legal e, sem dúvida, encontrará guarida dos leitores.
abraço
Canga

CONTATO COM O BLOGUEIRO