quinta-feira, 17 de setembro de 2009

As perigosas da praça

Pra quem não sabe, existe uma espécie de “spc” de empresas que tratam mal seus clientes e prestam serviços de baixa qualidade. É o Cadastro de Reclamações Fundamentadas do PROCON-SC. Ele está lá no site www.procon.sc.gov.br.

O Cadastro é montado a partir de reclamações dos consumidores e ficam registradas no SINDEC, o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor. Ele é uma exigência do Código de Defesa do Consumidor, no seu art. 44 e está funcionando em unidades no país.

Lá no Cadastro consta o ranking com as empresas mais reclamadas no Estado. Entre as dez com maior número de reclamações, registradas no período de 1º de setembro/2008 a 31 de agosto/2009, pasme o leitor, estão de grande porte e multinacionais. No topo, surpreendentemente, está a mais famosa marca de áudio e vídeo que embala grande parte dos nossos sonhos de consumo: a Sony, com 132 reclamações, 6,83% entre todas da lista de 15.728 atendimentos do PROCON-SC. Aparecem na sequência a já esperada Brasil Telecom/Oi, Nokia e Magazine Luiza.

Necessariamente, as empresas relacionadas não são bichos-papão, com 100% de chances de problemas, mas um aviso prévio, um alerta. Vale a pena dar uma olhada no Cadastro antes de abrir o bolso ou assinar qualquer coisa.

Nenhum comentário:

CONTATO COM O BLOGUEIRO