sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Como comentar no Blog do Lula

O pessoal é rápido mesmo. Pensei escrever um post aqui, usando como ilustração uma cópia do Blog do Planalto, o blog do Lula, lançado na internet dia desses. Ia brincar com os leitores, pedindo que comentassem à vontade, vingando-se da impossibilidade de emitir opiniões no espaço criado pelo nosso presidente.

O Lula pisou na bola. Poderia ter evitado tantas críticas ao lançar um blog sem dar direito às pessoas de postarem comentários, como é usual por aqui. Poderia ter usado o Twitter, por exemplo, mandando apenas os textos sobre as ações do Planalto.

Quando preparava a redação deste post, fico sabendo que alguém, bem mais esperto e ousado, já havia tomado uma providência semelhante para contratacar a falta de transparência do blog do presidente.

No site de notícias da Abril, o pessoal matou a charada com criatividade. Veja:


SÃO PAULO – Se o recém-inaugurado Blog do Planalto não tem espaço para comentários, então, que outro site faça as honras da democracia: o ‘Blog do Planalto sem .gov’.O novo site, a bem dizer, é um “clone” que replica o conteúdo do blog original em sua página, mas com a diferença de possuir um espaço de interação entre os usuários. Abaixo de cada postagem, há a opção de comentá-la, sem processo de aprovação.
As mensagens, os textos, os vídeos e até mesmo as “missões” são idênticos na original e na cópia. A única diferença, além do endereço, está no layout e na disposição dos elementos, que no ‘genérico’ são, ao menos por enquanto, um pouco mais simples.
Depois de uma turbulenta estréia na última segunda, o Blog do Planalto (o verdadeiro, com ´.gov’) esteve inacessível durante algumas horas por subestimar a quantidade de visitas que receberia. A equipe se preparava para seis mil visitas simultâneas, porém, logo pela manhã, o site caiu ao receber dez mil acessos ao mesmo tempo.


Então, o leitor pode optar. Fazer o comentário lá ou aqui mesmo. Infelizmente, sou obrigado a reconhecer que no blog genérico, não este, é bem mais provável (quase certo) que o presidente irá entrar e acompanhar a movimentação.
Me lembrei de uma história dos Rolling Stones. Nos anos 80, era comum que LP’s piratas deles aparecessem antes do original. Conta a lenda – e eles nunca negaram isso – que a pirataria era consentida. Fico imaginando que este blog genérico é uma jogada do gênero. Assim, Lula saberia o que estão pensando dele, sem a necessidade de responder os comentários. Mas, ninguém se espante se o genérico, de vez em quando, traga uma tréplica de Lula. E é claro que ele irá negar a autoria da resposta. Ou não?!

Nenhum comentário:

CONTATO COM O BLOGUEIRO