sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Em Palhoça o nepotismo troca cadeiras e dê-lhe promessas

Foram anunciadas, ontem, mudanças no colegiado da administração municipal de Palhoça. As acomodações feitas vinham se impondo diante de tantas reclamações da comunidade no setor de obras. Há ruas e bairros na cidade de Palhoça que se pode dizer, estão abandonados.

Algumas delas pode-se ler com detalhes, com material fotográfico, nos sites de veículos locais e até vídeos no You Tube. São os casos do bairro São Sebastião, onde os moradores aguardam promessas desde a última eleição./

Há moradores que vivem há mais de 20 anos no bairro e convivem com lama, buracos e mato alto. É o caso da Servidão Silvio João da Silva. Um caso peculiar é uma precária ponte que foi construída por uma família, mas há onze meses cedeu e ameaça cair, para desespero dos motoristas e pedestres. Contam que em janeiro o Prefeito Ronério anunciou aos moradores que as obras para construção da ponte seriam iniciadas. A patrola da Prefeitura sequer apareceu por lá, até hoje.

N’outra servidão, a da Maria Martinha da Silva, o esgoto está a céu aberto. Os moradores disem que o prefeito teria até ficado bravo com as cobranças de calçamento. Lembram que a última vez que reclamaram ao prefeito foi há cerca de seis meses, durante um churrasco de inauguração do calçamento da Rua Manoel Duarte, próxima da servidão sem calçamento.

Os problemas acumulados na Secretaria de Obras parecem ser o motivo da troca do secretário. Ontem, Ronério deu posse ao seu irmão, Aroldo Heiderscheidt, substituindo o atual secretário Alberto Weingartner, o Beco. O irmão de Ronério, na verdade, está voltando à Secretaria de Obras. Ele havia deixado o cargo para coordenar a campanha de reeleição de Ronério.

De volta à pasta, Aroldo parece não estar preocupado em preservar a imagem do ex-colaborador do irmão, ao dizer que é preciso colocar a casa em ordem, o que quer dizer, obviamente, que a casa estava em desordem a bastante tempo.

Na ciranda das cadeiras do Executivo palhoscence, o prefeito Ronério tomou o cuidado para não somar no seu colegiado mais nomes de parentes. Para trazer de volta seu irmão, nomeou Arlene Marli Vagner da Silva para a secretaria da Assistência Social no lugar de Roseli Heiderscheidt, que é esposa de Aroldo.

A medida, ainda assim, pode provocar complicações ao prefeito de Palhoça, que já enfrentou problemas com o Ministério Público Estadual em 2008, quando teve que assinar um Termo de Ajustamento de Conduta, no dia 14 de abril do ano passado, junto com a Câmara de Vereadores para acabar com a prática do nepotismo na cidade, incluindo o chamado "nepotismo cruzado", aquele praticado entre Poderes.

Naquela época, o Ministério Público havia encontrado nove servidores comissionados na Prefeitura e que tiveram de ser exonerados. Todos parentes.

Se o Ministério Público resolver voltar à carga poderá aplicar as punições previstas no Termo de Ajustamento acordado. A Prefeitura e a Câmara estão sujeitas à multa de dez mil reais cada uma. O prefeito e o presidente do legislativo também poderão ser responsabilizados pessoalmente com o pagamento de multa pecuniária no valor de mil reais para cada servidor contratado, nomeado ou designado irregularmente. Ainda podem responder judicialmente pelo não cumprimento do acordo.

O Ajustamento de Conduta é uma iniciativa do Programa de Combate ao Nepotismo no Serviço Público desenvolvido pelo Ministério Público do Estado. Estas informações estão na Internet, no site da OAB catarinense, que cita como fonte o Ministério Público.

O prefeito Ronério, sempre atento com seu marketing político, poderá ter que passar pelo constrangimento de uma nova visita dos promotores do MP.

2 comentários:

Anônimo disse...

Senhor,

O Aroldo nunca foi irmão do Ronério..

Pelo amor de Deus, quanta mentira ou incompetência.

Acho melhor se atualizar.

Anônimo disse...

Seu burro, que matéria distorcida.

CONTATO COM O BLOGUEIRO