sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Paquidermes agridem jornalistas


A senhora Maria Regina Garcia, diretora do Sindisaúde - o sindicato dos servidores da Saúde (sic..., saúde?) do Estado, avançou ontem à tarde sobre o repórter-fotógrafo do Notícias do Dia, Marcelo Bittencourt com tapas, chutes e puxões de todo tipo. A dublê de sindicalista queria impedir que fosse registrada a precariedade do atendimento de pessoas acidentadas no Hospital Regional São José. No momento da agressão, um homem com o osso do braço deslocado, abaixo de morfina para estancar a dor, procurava por atendimento. A confusão se deu em dois incidentes. Enquanto Bittencourt driblava os ataques enfurecidos da mulher, a repórter também do Notícias e da Rádio Guarujá, Carol Gonzaga, também era agredida por outra ativista despreparada e fora de controle. Carol levou um tapa no rosto que lhe tirou um dos brincos, além de uma ouvir uma série de ameaças e impropérios. Carol e Marcelo mantiveram-se no local e registraram tudo, como manda o bom jornalismo. O fato está nas páginas do diário, edição de hoje.
A presidente do Sindisaúde, Edileuza Fortuna, está afastada do cargo. Ela sempre foi uma dirigente sindical educada e com bom relacionamento com a imprensa. Os funcionários da Saúde em SC tem razão. Ganham pouco, é uma vergonha o que o Governo paga. A greve é uma ferramenta de luta de todo trabalhador e a população, na maioria das vezes, entende o valor da “briga” e, historicamente, oferece seu sofrimento como solidariedade.
Mas quando a truculência, a deseducação e a radicalidade ocupam o lugar do bom senso, toda compreensão cai por terra e a hostilidade passa a ser a grande vedete.
Ainda tenho certeza que estes poucos pseudo-dirigentes histéricos sejam uma exceção no movimento da Saúde. O Sindisaúde saberá o que fazer eles.
Como coordenador de jornalismo da Rádio Guarujá, vou solicitar que o Sindicato do Jornalistas de SC e a Fenaj se pronuncie, repudiando tal comportamento. Acredito que o Notícias do Dia também fará o mesmo.
Para quem já possa ter dúvidas, adianto que deste lado permaneceremos na trincheira do bom jornalismo, ouvindo, investigando e relatando os fatos. Bofetões, baixarias, ameaças, uso da força em qualquer sentido, são apenas estímulos ao nosso trabalho. O jornalismo brasileiro da nossa geração foi forjado abaixo de temporais bem piores. Estamos preparados e serenos.

2 comentários:

Amanda dos Anjos Corrêa disse...

Antes de mais nada, parabéns pelo trabalho dos repórteres que inocentemente sofreram agressões e permaneceram atuando na cena. Parabéns, também, para os profissionais que divulgam esse tipo de notícia para que o povo tenha acesso a todo tipo de informação.
Bom, é bem provável que essa pessoa, que cometeu esse ato descabido, estivesse fora de controle no momento. Não podemos acreditar que uma líder, principalmente por ser do sexo feminino, tendo assim que manter uma postura ainda mais assertiva, haja assim no seu dia-dia. Esperamos que ela, humildemente peça desculpas aos profissionais e a quem teve que assistir a essa triste e desnecessária cena.

LesPaul disse...

Só cabem desculpas (e olhe lá). marcelão, quando começam os colóquios regados aomelhor do blues & jazz?

CONTATO COM O BLOGUEIRO