Ela fornecia serviços de banda larga para uma população inteira. O marketing desta operadora era um espetáculo. Suas peças publicitárias na TV, no rádio e nos jornais, sem falar dos outdors e demais mídias, eram sensacionais, milionários e impressionavam o cliente, fazendo-o acreditar que tudo era uma maravilha mesmo.
No entanto, como tudo na vida, a coisa não era bem assim. Uma prática lesiva aos seus usuários começou a se verificar e se transformou numa rotina, tornando tal mecanismo um golpe muito lucrativo à operadora, apesar de torpe e bem típico dos lugares onde costumamos chamar de "casa-da-mãe-joana".
A manobrinha da operadora consistia em realizar um procedimento na sua central de banda larga de "operação padrão de realinhamento de banda". Traduzindo, isso queria dizer dar uma "resetada" (desligada) em todo sistema, derrubando os "modens" de seus usuários, provocando diversos danos, entre eles a desconfiguração dos mesmos e dos "roteadores" de "wirelles" ligados a eles. O resultado desta manobrinha é que os usuários ficavam desconectados à Rede. Muitos já descobriram que a solução é desligar e religar tudo, depois de um minuto. A grande maioria tinha seus serviços normalizados.
No entanto, os que não conseguiam a reconecção e àqueles outros (muitos com certeza) que nem sabiam direito o que era um "modem" e muito menos seus segredinhos, eram obrigados a ligar para a tal operadora e chamar um suporte técnico ao pobre cliente desconectato do mundo. O mirabolante suporte consistia em ligar e desligar o estabilizador de voltagem onde tudo estava ligado. O "modem" reiniciava e tudo voltava ao normal. Para dar um ar de complexidade e alto conhecimento do sistema da operadora, o técnico abria um site cheio de números e letras ininteligíveis por um simples mortal, fazia uma cara de Bill Gattes, fechava tudo e dizia ao incauto: - agora está tudo bem.
Os usuários ficavam felizes de novo. No final do mês a fatura vinha com a cobrança normal dos serviços e uma taxinha adicional de R$ 80,00 pelo suporte técnico.
A operadora também muito feliz, vendo que havia descoberto um jeitinho de engordar sua rentabilidade, passou a manobrar várias vezes ao mês esta "operação padrão de realinhamento de banda". Como a "casa" é da "mãe-joana" tudo corre como se nada tivesse acontecido.
E assim termina essa historinha canalha e muito comum na "casa-da-mãe-joana".
Um comentário:
Marcelo,
isso é grave pra cacete, eu bem que gostaria de saber quem é essa maravilha de operadora.
Virson
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