quarta-feira, 21 de julho de 2010

O genial Nelson e o impagável Rui, o discípulo!

O Rui Guimarães apareceu hoje. Conversamos no ar e fora do ar. Encontrar o Rui é sempre uma festa, um show, de histórias, de risadas e de uma pitada de felicidade. A felicidade é assim. Ela vem em momentos, em flashes e precisamos estar atentos, predispostos a receber estes instantes de bom humor e uma sensação muito boa de que tudo de bom pode acontecer e nos tornar alegres e imbatíveis. O Rui nos provoca isso. É um "boa-prosa" - como ele mesmo diz. É absoluto, sem igual. Adoro encontrar o velho mineiro, sempre mais jovem que eu com quase 50. Ele com seus mais de 60, e daí?!
Aprontei uma pra ele hoje. Guardei no meu laptop um vídeo com uma matéria - de 1978, do Fantástico, com o genial Nelson Rodrigues. A matéria é sobre a Dama do Lotação, de sua autoria. Só isso já me chamou a atenção. Sou babão-confesso da Sônia Braga. Pra mim ela não envelhece, é sempre Gabriela e Julia ou Mulher-Aranha. Quando fez a Tônia, em Páginas da Vida, quase tive um treco (claro que isso é chilique de fã, não foi tanto assim...) e vi uma Sônia repaginada, meio repuxada, é verdade, um pouco "embotocada" (de Botox...). Fiquei meio decepcionado, mas logo consegui encontrar a antiga beleza nos seus traços "indescondíveis" (me perdoem a invenção!).
Mas dizia sobre Nelson e ele vem na parte final deste vídeo, entrevistado sobre os temas de sua preferência. Guardei a pérola e botei o áudio do Nelson no ar pro Rui ouvir. O velho mineiro tremeu nas bases ao ouvir seu mestre. Matei o "véio"!
Um papo com o Rui sempre tem repercussão. Foi o que aconteceu no meu e-mail. O Antonio Pires ouviu o bate-papo e se interessou pelo assunto, principalmente no site de onde tirei o tal vídeo do Nelson. O Antonio me escreve, pedindo o link. Aqui vai, meu irmão. Te delicia! Pra quem curte as lembranças, o site BALAIO DO CARL OLE é um achado. Vai que é tua Pires!...
EM TEMPO: eis o link direto para o vídeo do Nelson. Mas já adianto um provável problema que tive. Ao clicar o vídeo - lá no site do Balaio, ele não funciona. Mas, logo abaixo, há uma opção para baixar o vídeo original, direto da Globo.com. Baixe e relaxe!

Um comentário:

Bruno César disse...

Grande Marcelo.

O Rui Guimarães é daquelas pessoas que você quer que esteja sempre ao teu lado. Acho que conheço poucas pessoas com o carisma e a simplicidade do Rui. Um cara que viveu tudo o que ele já viveu, ainda assim segue de forma humilde e tranquila a sua vida.
Tenho como princípio o fato de amizade verdadeira é um dos melhores e maiores bens que podemos ter em nossas vidas. Teve um iluminado que um dia afirmou que amigos são familiares que você pode escolher.
O Rui não apenas tem este princípio, como o segue a risca. Ele cativa e cultiva suas amizades.
Minha passagem pelo rádio foi bastante breve. Iniciei em 2004 e, ao menos pareçe, que encerrei minha carreira radiofônica agora em 2010.
No entanto, amizades como a do Rui me farão lembrar sempre deste período.
Tempo de viagens, de dificuldades tremendas para desempenhar a função de repórter, mas tempo de alegria. Muita alegria!
Não é sempre que leio seu blog, Marcelo.
Mas hoje passei por aqui e você me fez viajar em lembranças.
E como é bom quando viajamos nas lembranças e nelas encontramos momentos ao lado de pessoas como o Rui Guimarães, nosso "realmente técnico".

Já escrevi demais...

Valeu!

Grande abraço.

Ah: você tem tido mais contato com o Rui do que eu, então, quando encontrá-lo diga que mandei um grande abraço.

Ah, outro grande pra você!

Bruno Césr

CONTATO COM O BLOGUEIRO