terça-feira, 5 de abril de 2011

Essa "duplicação" vergonhosa que nos humilha!

Peguei 500 quilômetros BR 101, trecho sul, Florianópolis/Porto Alegre e depois a volta, com o detalhe de pegar as últimas duas horas à noite. Uma verdadeira aventura!
Quanto mais avançava, me aproximando da Capital Catarinense, mais me irritava com os políticos, essa cambada de ineficientes, corruptos e caras-de-pau que dizem estar tocando a obra, sabe-se lá por mais quanto tempo.
Minha indignação começou no RS, ontem, na reunião do Codesul. Já contei aqui, que tive que ouvir como explicação do desinteresse do gaúchos pela duplicação, que o trecho de Osório a Torres (RS) está concluído. Comprovei isso, como mostro nas fotos que fiz no início da viagem de hoje (foto de baixo). Asfalto bonito, obras de arte bem feitas, sinalização boa, recuos e acostamentos civilizados, uma estrada que dá gosto trafegar.
Fiz questão de fotografar a passagem sobre o Rio Mampituba (foto de cima), que divide os estados. É emblemático. Parece outro país. Um vergonha para os catarinenses o relaxamento das empreiteiras que fazem de conta que estão trabalhando. Tudo muito sujo, desleixado, atrasado, serviço de quinto mundo mesmo!
Num país ou estado sério o Ministério Público e a Polícia mesmo já teriam tomado alguma providência. O que estão fazendo é mais do que desrespeito com os motoristas e a população ribeirinha. É criminoso o comportamento desses irresponsáveis! O estado em que se encontram as obras, a sinalização porca dos desvios, os descumprimento da legislação mais básica de trânsito e tráfego rodoviário são casos absolutos de Polícia, de investigação, de protestos, de alguma coisa que nos devolvesse a dignidade a cidadania.
Mas, como já disse o presidente da Fiesc, Alcântaro Corrêa, não temos autoridades, nem políticos comprometidos com o Estado, são ineficientes, incompetentes. Ele tem toda razão!
Fico a pensar, depois destes últimos 100 quilômetros até Florianópolis, como os anjos estão ocupados conosco. Os acidentes e mortes, deveriam ser muito maiores pelos riscos que corremos. É coisa de filme de terror, é o trem fantasma passar por ali. O Governo Federal e todos seus omissos coadjuvantes são absolutamente cínicos, hipócritas e, por fim, criminosos ao tratar um problema como este da duplicação. Já nem falo da duplicação que não sai, mas o abandono e qualquer princípio de segurança nas obras lentas e cheias de irregularidades.
Pra enterrar toda minha esperança nesse pessoal, me deparo, mais uma vez, com a chegada na Capital. Os pequenos trechos duplicados já estão abandonados, pouco sinalizados, escuros e mal construídos. A chegada à Florianópolis é patética, escura, cheia de dúvidas. Duas placas para a entrada tem a cidade de São José em primeiro lugar. De quebra, logo abaixo, vem Florianópolis e - entre aspas - "entrada principal". Nenhum portal, nenhuma iluminação especial, nenhuma alusão ao fato de ser a Capital de Santa Catarina.
Que vergonha!!

Nenhum comentário:

CONTATO COM O BLOGUEIRO