quinta-feira, 22 de outubro de 2009

As histórias de Manoel, soldado de Fidel

Gravei esta semana uma entrevista - por mais de uma hora, com o cubano de 72 anos, Manoel Cardó Calçada, engenheiro agrônomo e especialista há 40 anos em plantas e ervas medicinais. Mas o fato mais marcante deste registro é o fato dele ter sido um dos homens mais próximos de Fildel Castro, que o condecorou Capitão, no desenvolvimento da revolução. Foi um dos heróis da Sierra Maestra e participou de todo o processo, até 1959, quando os revolucionários entraram pelas ruas de Havana vitoriosos, derrubando a ditadura assassina de Fulgêncio Batista.
Na foto histórica ao lado, não é possível identificar Manoel, mas ele estava neste grupo, na marcha triunfal dos rebeldes, junto com Fidel e Che Guevara.
Durante a entrevista, que estou editando para uns 15 minutos, fiquei impressionado com a lucidez, a firmeza, a alegria, o bom humor e os relatos dele sobre os treinamentos na selva, a construção de criativas emboscadas, as armadilhas contra o exército de Batista e a forma como vê o mundo.
Quando anunciei que ele havia lutado lado a lado com Che, Manoel me interpelou, dizendo que não havia estado com Che durante nas lutas, apesar de ter conhecido-o e trocado conversas com ele várias vezes, depois da vitória. – Precisamos ser precisos com a verdade. Um comunista não mente nunca. Se mentir, não é um comunista, alerta Manoel Calçada.
Ele contou que seu grande sonho era ser médico e sente-se um pouco frustrado em ter atendido disciplinadamente a orientação do governo revolucionário, que lhe encaminhou para a Faculdade de Engenharia. – Mas não me arrependo porque atendi a uma necessidade da revolução e fiz tudo com muita determinação, como Fidel pediu, conta Manoel. Ele explica que sua frustração foi resolvida mais tarde, quando seus filhos, cunhados e nora, todos formaram-se em Medicina.
Ao final da entrevista uma curiosidade: Manoel Calçada aproveitou sua participação e mandou um recado a Fidel, já que não fala com o comandante há muitos anos e sabe que alguém em Cuba ouvirá a entrevista na Rádio Guarujá. Ele está no Brasil como visitante e com permissão diplomática de seu governo. Disse que as autoridades cubanas ouvem tudo o que há pelo mundo sobre Cuba e, certamente, estariam sintonizados na Guarujá para ouvi-lo e saber como foi recebido. – Aproveito esta entrevista para dizer a Fidel que gostaria de dizer muitas coisas a ele, sobre as o que dizem de nós, aqui nesta grande potência latina, o Brasil, conclui o Capitão de Fidel.
A entrevista especial ainda não tem data para apresentação. Estou ainda trabalhando na edições, que terão tradução simultânea. Aviso aqui sua audição.

3 comentários:

Helio disse...

Salve, salve! Estamos aguardando ansiosamente. Vê se dá uma apuradinha aí.

Marcelo Fernandes Corrêa disse...

grande hélio. estou procurando um HD gratuito para hospedar áudios. meu filho está dando um jeito. em breve, o cubano e outros mais.
um abração. apareça sempre.

Amanda dos Anjos Corrêa disse...

Se puder me enviar essa gravação... vou gostar muito! Beijo!

CONTATO COM O BLOGUEIRO